Sobre os Arautos do Evangelho e a Igreja Católica

Eu sempre achei que a verdade está lá fora entre conservadores e liberais.  Nunca gostei da ideia de pender para um lado ou para outro.  Prefiro transitar no meio disso e por isso mesmo essas reportagens do Fantástico sobre os Arautos do Evangelho me chamam a atenção mas não me surpreendem.

Me chamam atenção porque eu achava que castigos corporais na Igreja Católica chancelados por ela já tinham acabado e a única coisa que tínhamos hoje era o Silas e seu treco que apertava a perna em “O Código da Vinci”.  Mas não me surpreende porque eu já vi dentro da Igreja movimentos que se achavam no direito de querer corrigir o Papa.

Pelo que entendi dos Arautos do Evangelho eles partem de uma premissa falsa que nunca foi a da Igreja Católica:  Prometer recompensas terrestres.  Em toda a minha vida católica, isso é, a vida inteira, nunca ninguém me disse que indo à Missa eu teria um bom emprego, casa própria, carro ou qualquer outra coisa. E sim você não vai ter nada disso indo à Missa porque não é isso que é ser Católico.

A Igreja Católica nunca vendeu o bem estar na vida.  Na verdade a única coisa que ela diz que você vai ter é a vida eterna.  Casa, carro, emprego, cura de doenças, nada disso está no pacote.  Você pode pedir isso a Deus, pode até conseguir, mas não é o que a Igreja diz que você vai ter.  E por esse motivo a Igreja Católica perde milhares de fiéis para os coirmãos pentecostais que prometem essas coisas (mas não podem cumprir).

No entanto as pessoas são imediatistas.  Ninguém quer saber de vida eterna. As pessoas querem saber de serem saudáveis, terem um carro do ano, casa própria e bom emprego, de preferência sem se esforçar pra isso.  Se tiver um Deus Mordomo que faça isso para você melhor.  E por isso seitas neopentecostais angariam fiéis, e parece que essa turma resolveu fazer o mesmo para a Igreja Católica.

Por trás de todo o discurso moralista e conservador encontramos nada mais que um grande esquema para roubar pessoas no geral humildes e que, não me assustarei, se vermos outros tipos de abusos além do financeiro.  Ver isso dentro da Igreja Católica me irrita porque rebaixa a Igreja ao nível das seitas.

Eu sei, eu flerto com o ateísmo, gosto e apoio as ciências, acredito que ciência e religião não são inimigas, preciso e gosto de saber o porquê das coisas e por isso me mantenho na Igreja Católica porque vejo nela a mesma vontade que eu tenho.  E vejo ela perseguir essa verdade e, mesmo com anos de atraso, seguir em direção dessa verdade.

E por isso sou católico, vou à missa e gosto da minha igreja.  E quando me questionava a respeito da minha crença vi algo que afirmou minha certeza:  A primeira de que se há uma Igreja de Cristo na Terra essa é a Igreja Católica e ela é guiada pelo próprio Cristo enquanto as demais contam com a misericórdia do mesmo Cristo.  Ao ver a pessoa do Papa Francisco vejo como Jesus escolhe e conduz sua Igreja no caminho certo e de acordo com sua vontade.

O Papa Francisco foi eleito como todos os outros papas da era moderna.  Ver o trabalho dele mostra a inspiração que o colégio eleitoral do Vaticano possuía.  Ele é o papa certo para o momento certo.  Ao se proclamar o “Papa do fim do mundo” Francisco não profetizava o fim do mundo, mas apenas brincava com sua origem argentina.  Mas com seu carisma e dinamismo deu a correta direção a Igreja Católica.

É claro que isso irritou os conservadores.  Hoje eu vejo o papa sendo acusado de ser comunista.  Isso é algo tão ridículo que só poderia vir da cabeça do astrólogo Olavo de Carvalho, mas ver católicos seguindo essa ideia idiota é triste.  As pessoas deveriam na verdade ver a história do santo que inspirou o Cardeal Bergoglio a adotar seu nome papal.

Por isso adorei ver que os Arautos do Evangelho não gostam do Papa Francisco.  Apenas mostram que eles estão no caminho errado e eu no certo.  De minha parte eu respeitarei, defenderei e seguirei o Papa Francisco legítimo sucessor de Pedro e representante do próprio Cristo na Terra.  Em minha opinião, qualquer um que aponte caminhos diferentes dos dele não passam de falsos profetas que visam dispersar o rebanho.

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Causos, Reflexões e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s