E a Fox aprendeu mais uma vez que quem lacra não consome

narradoras-fox

A Fox prometeu antes da Copa que ela seria a primeira emissora a fazer uma transmissão de copa do mundo com uma narradora.  Legal, pensa você.  Até saber como isso foi feito.

Até seis meses atrás não havia uma narradora nos quadros da Fox Sports.  A última aquisição ao time fora o excelente Teo José, dispensado da Bandeirantes.  Como fazer então?

Bem, a Fox promoveu uma espécie de reality chamado “narra quem sabe”.  Eles abriram sua caixa de e-mails para qualquer uma mandar um exemplo de narração para eles.  Além disso montaram também uma cabine num shopping na Barra da Tijuca onde qualquer uma que estivesse passando pelo shopping poderia se arriscar a narrar.

Até aí tudo bem, andando pelas ruas por aí devem ter excelentes narradores, excelentes comentaristas, excelentes engenheiros, etc. mas geralmente como essas pessoas não estão exercendo essas profissões, elas precisam ser treinadas.

Não foi o que fez a Fox.  Imagino que pela quantidade de candidatas eles devem ter selecionado narradoras competentes, mas antes de soltá-las na fogueira, precisavam ter treinado as mesmas.  Contudo, a emissora fez uma baita campanha dizendo que os jogos da Copa pela primeira vez seriam narrados por uma mulher, inclusive os jogos da seleção brasileira.  Resultado?

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/publico-ignora-transmissao-so-com-mulheres-e-canal-da-fox-e-lanterna-da-copa–21074

A Fox tanto não confiou na transmissão que ela mesmo bolou que as mulheres transmitiram o jogo da seleção no canal 2.  O principal teve uma transmissão com homens.  O que houve então?

A matéria acha que foi machismo.  A Fox Sports apostou num público que não consome.  Ao entregar apenas mulheres narrando, eles esperavam uma horda de feministas e esquerdomachos assistindo ao canal para prestigiar as mulheres.  Sorry, essas pessoas ou não viram o jogo ou acabaram vendo com o Galvão mesmo.

No segundo jogo da seleção (Brasil x Costa Rica), assisti um pouco da reprise do jogo na narração feminina.  O problema não é machismo.  Também não é a voz.  A narradora tem até sotaque mineiro, que eu adoro.  Ela não é ruim, só está crua.  Falta treino.

Um exemplo:  A bola foi passada na área para um jogador brasileiro, ela não conseguia identificar o jogador, antes da bola chegar no jogador ela não sabia o que ia acontecer, narrou os lances atrasados e por vezes ficou muda esperando o desfecho para então contar todo o lance.

Eu reconheço que isso é difícil, se me botassem lá eu me sairia pior que as moças.  Mas uma vez que elas estão fazendo isso profissionalmente espera-se que consigam.

A culpa foi delas então?  Não acho.  Pra mim a culpa foi do canal que só pensou em lacrar e esqueceu que narrar não é trivial.  O que não falta na Fox Sports são jogos de futebol, eles tem os direitos de trocentos campeonatos, por que não fazer a seleção de narradoras um ano antes da copa e colocá-las aos poucos nos jogos, deixando-as treinarem para quando chegassem a Copa do Mundo estivessem afiadas?

Provavelmente só pensaram nisso faltando meses para a Copa.  Aí não daria mais tempo.  Resolveram então pensar apenas no lacre e largaram as narradoras selecionadas aos leões.  Só que quem lacra não consome, haja vista a audiência do futebol feminino.

Eu só espero que a Fox não desista, que não tenha lá um executivo que só olhe para números e tome decisões idiotas e mantenha as meninas no seu quadro narrando os demais campeonatos que a emissora detém os direitos e até mesmo outros esportes.  Eu assisto muito a Fox Sports para ver a Nascar e outras corridas e, na minha opinião, elas seriam bem vindas.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s