Todos nós precisamos nos entreter. Deixe cada um com o que gosta

Poster copa

Eu achei que todo o mimimi com a Copa do Mundo acabaria em 2014.  Afinal, agora não vamos sediar uma copa tão cedo, o dinheiro que gastaram nessa copa é russo, e como foram os custos e gastos do governo não é mais problema nosso.  Mas não.  Os fiscais de gosto alheio continuam a todo vapor nas redes.

O que me assusta nesse tipo de gente é que eles são hipócritas sem perceberem.  Eu fico vendo as pessoas reclamando que Copa é pão e circo, que enquanto torcemos pela seleção os políticos fazem isso e aquilo mas…  Elas também procuram forma de se entreter!  Seja com Netflix, com outros esportes ou mesmo com futebol dos clubes.

Elas não estão erradas.  Se você ficar o tempo todo dizendo que enquanto as pessoas falam de copa a violência no Rio aumenta, que enquanto você torce pelo Neymar os deputados estão te roubando, entre outras besteiras, das duas uma:  Ou você fica paranoico ou um chato.  E ninguém quer conviver com nenhuma das duas.

O que parece que essas pessoas, talvez inconscientemente talvez não, é regular o tipo de entretenimento que é válido.  E o que é válido é aquele que eles gostam.  Não gosta de festa junina e vai ter uma? “Que absurdo, o Rio violento desse jeito e vocês querem fazer festa?” Flamengo vai jogar no maracanã? “Vai mengão! Segue o Líder!”  Seleção vai jogar na copa? “absurdo torcer pra esses milionários, não me representam!”

Peguem leve.  Todo mundo sabe da violência do Rio, da corrupção, da falta de médicos, remédios, transporte, educação, do péssimo salário dos professores…  Mas não dá pra pensar nisso o tempo todo!  A hora de pensar nisso vem daqui a pouco, quando iremos às urnas.  Como estavam postando no Facebook, o Neymar não tem culpa das pessoas esperando atendimento médico no corredor do hospital.  A culpa disso é do político que, oh, surpresa, você elegeu!  Se você votou numa pessoa porque ela te prometeu um cargo, ou lhe deu um saco de cimento, um churrasco ou o que for, bem, a culpa é sua não do Neymar.  Então não o culpe por isso.

O esporte é uma válvula de escape.  Seja torcendo pela seleção ou pelo seu clube, é um momento para você desligar um pouco desse monte de problema.  Deixe as pessoas torcerem para o que quiserem.  Eu pessoalmente acho a Copa do Mundo o torneio maior e não ligo muito para o brasileirão.  É meu gosto, se você está chateado porque o seu campeonato parou, azar o seu, o meu só volta em quatro anos.

E quem não gosta de futebol?  Ok, não goste.  Quer boicotar a seleção? Boicote. Quer torcer pra Argentina? Torça, afinal o país é livre. Aliás vale lembrar que durante o regime ditadura militar, torcer contra a seleção era considerado antipatriótico e você poderia acabar fazendo uma visitinha à boate do DOPS.  Deixe cada um com seu gosto.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s