A Rede Social dos Voadores

Mapa voo

Vivemos num mundo de redes sociais.  Incrivelmente nenhuma literatura ou filme de ficção científica foi capaz de prever redes sociais.  Temos o Facebook para você mostrar que é muito feliz ou muito triste, o Twitter pra reclamar de tudo, o Instagram para você ser vaidoso e o Google+ que serve para você não ir lá.

Há várias outras em menor escala como o Twitter chinês.  O próprio Tinder pode ser considerado uma voltada para a putaria assim como o Whatsapp para se espalhar mentiras. Eu descobri uma que achei bem mais legal e, bem, como toda rede social não é útil, mas é divertido.

Na verdade eu descobri via vídeo do Lito do Aviões e Músicas.  Achei curioso que sempre que ele voava para algum lugar, um tweet era disparado com o voo que ele estava.  Antes que eu precisasse perguntar o que era aquilo, ele mesmo fez um vídeo explicando.  É uma rede que permite que você cadastre todos os voos que você já fez na vida.

Essa rede é o My FlightRadar24.  Era outra coisa, mas o pessoal do FlightRadar24 comprou essa rede e a integrou ao seu sistema de rastreio de voos.  Para mais detalhes veja o vídeo do Lito linkado acima e meu post sobre o FlightRadar24.

A medida que você cadastra seus voos o mapa vai sendo preenchido com as rotas que você já fez.  Isso é algo que eu sempre quis fazer, se tem algo que gosto de colecionar são viagens.  Assim, meu mapa já é bem respeitável e é a ilustração que abre esse post.  Mas ainda pode melhorar.

As possibilidades ao cadastrar os voos são bem ricas.  Você pode colocar o tipo de aeronave, o assento em que voou, a companhia aérea, o motivo do voo e até mesmo o prefixo da aeronave.  Isso claro mede o grau de fanatismo por aviação que você tem.

Conforme você incrementa seu acervo, estatísticas interessantes vão sendo geradas:  quantas toneladas de carbono você já jogou na atmosfera voando, quantas horas passou a bordo de uma aeronave, quantas voltas na Terra já deu, se a distância total que você voou já deu pra chegar à Lua ou mesmo ao Sol (mas se for ao Sol vá a noite e não esqueça de levar uma toalha).

As estatísticas legais também se estendem para os modelos de aeronaves e companhias aéreas onde você pode ver por voos e por distâncias.  Eu, por exemplo até agora, a aeronave que mais voei foi o Boeing 737-800.  A companhia aérea em que mais voei por sua vez, foi a Azul.  Quando você muda a unidade para distâncias, a aeronave em que voei a maior distância foi o Airbus A330-200 e a companhia aérea é a TAM (I will be deep in the cold cold ground before I recognize Latam), seguida de perto pela Gol.

Além disso dá pra ver os aeroportos que você mais visitou e os países por onde já esteve e os voos por cada país.  A página gera também estatísticas sobre a quantidade de voo por ano, os meses em que voou, permitindo ver que eu, por exemplo, viajo bastante em maio e meu dia preferido para voar é segunda feira.

Eu preenchi todo o meu histórico de voos, desde o primeiro com a finada Webjet em seus 737-300 até os voos futuros para a semana desse post.  Se você cadastra voo futuro e conecta o my FlightRadar24 com as outras redes sociais, assim que o avião liga o ADS-B ele dispara um tweet em suas redes avisando que você está naquele voo com um link para que seus seguidores possam acompanhar seu voo pelo FlightRadar24.  Quando o avião pousa, ele dispara outro tweet avisando que você pousou.  A informação como o prefixo e o modelo da aeronave acabam sendo atualizados automaticamente a medida em que essas informações são recebidas pelo FlightRadar.

Meu mapinha está bem legal, mas espero melhorar ele cada vez mais acrescentando mais pontos a ele.  Já dei três voltas na Terra e a meta agora é chegar na Lua.  Depois a gente dobra a meta.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Diários de Viagem, Posts técnicos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s