A Exposição do Santander e o grande efeito Streisand

exposicao-queer

As obras são em geral uma porcaria.  Mas ao menos o espaço é bonito

Todo mundo já falou bastante sobre a tal exposição do Santander lá em Porto Alegre. E acho que já até falaram por mim.  Querem proibir, querem liberar, e a polêmica chegou até o congresso.  Mas justamente isso que me chamou atenção:  Por que estamos falando tanto disso?

Era uma exposição local, não fosse o MBL gritar contra ela, quase ninguém saberia.  Brasileiro já não vai a museu mesmo, ninguém iria ver esse treco.  Mas o chororô do MBL provocou um grande efeito Streisand.

Não concordo com o que o MBL fez.  Nem eles mesmos deveriam concordar porque querer proibir a tal exposição deu a ela mais destaque do nunca.  Aposto que agora, onde ela for novamente montada vai ter fila de gente curiosa para ver porque tanta gritaria em torno dela.

“Ah, então você gosta daquela pouca vergonha?”  não.  Detesto arte moderna.  Muitas daquelas peças ali nem podem ser chamadas de arte.  Mas eu prefiro um mundo onde qualquer idiota possa dizer suas idiotices do que um mundo em que as pessoas tenham seu pensamento controlado.

“Vai mesmo deixar que escrevam palavrões em hóstias?”  Aquilo me incomodou.  Eu sei, como bom católico, que aquelas hóstias não estavam consagradas e portanto não passam de um pedaço de pão sem sal e sem fermento.  Mas eu sei para o que elas foram feitas, essas hóstias muitas vezes são feitas em conventos, quem as faz, faz com dedicação para a sua finalidade, serem utilizadas na Missa e para quem acredita, virarem o Corpo de Cristo.  Mal comparando (e serei excomungado por isso), seria o equivalente a, ao invés de você usar a Nutella para fazer doces ou comer com pão, você entrar em modo full retard, encher uma banheira com ela e tomar banho na Nutella.

“Então o que você acha disso?”  Uma vez o ônibus da minha rua estava imundo.  Então eu fui lá e escrevi “Cú” (com acento)  ao longo de todo o ônibus.  De proa a popa (eu sei) dois lados e também na traseira.  O ônibus ficou cheio dessa palavra.  Ficou tão feio que o motorista que pegou o ônibus na rendição recusou-se a dirigir aquele veículo cheio de palavrões e exigiu outro ônibus.

Isso faz de mim um grande artista contestador?  Não, foi só uma molecagem.  E o motorista era membro do MBL coxinha censurador?  Não, ele era só um motorista que gostava de um ônibus limpo.  Pra mim, quem escreveu palavrão em hóstia não passa de um moleque sem ter o que fazer.  Pior do que eu e o ônibus porque minha molecagem não custou dinheiro.

Eu adoro South Park.  Mas não gosto de um episódio em que uma imagem da Virgem Maria sangra.  Não deixei de gostar da série por isso, também não saí pregando boicote a South Park, simplesmente não assisto esse episódio.  Trocar de canal ou desligar a TV não dói.  Tem um episódio de South Park em que eles comparam a Igreja com a NFL e eu acho bem sacado.  Mas faço o simples ato de o que me desagrada eu simplesmente não assisto, não prestigio, não dou atenção.

Tivesse o MBL feito o mesmo, essa exposição passaria despercebida pelo grande público e o “ataque a moral e aos bons costumes” teria menor impacto.  Como disse, prefiro que qualquer idiota consiga se expressar do que outros idiotas controlando o pensamento.

 

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Exposição do Santander e o grande efeito Streisand

  1. Eduardo disse:

    Gostei de um comentário que dizia ser uma “Histeria sem sentido”, isso de ambas as partes, a favor ou contra.
    Finalizando…. existem coisas muito mais importantes para se dar atenção ou se protestar no país.

Deixe um comentário

