A ferradura quer controlar a imprensa. Spoiler: Não vai conseguir

Monopólio midiático

Em Fraudcast News dos Simpsons, Lisa passa a publicar junto com algumas crianças da escola o seu próprio jornal:  O Red Dress Press.  No jornal eles publicam notícias negativas contra o Sr Burns que, enfurecido compra toda a mídia de Springfield para lhe dar notícias favoráveis, exceto o jornal de Lisa que continua noticiando contra o milionário.

Burns tenta então comprar o Red Dress com dinheiro, pôneis, etc.  diante da negativa da menina, Burns corta a energia de Lisa para que ela não possa imprimir seu jornal.  Skinner apresenta o mimeógrafo a Lisa.  Burns parte então para uma campanha de difamação contra Lisa.  Quando a garota está prestes a desistir, percebe que todos na cidade captaram o espírito e cada um estava editando seu próprio jornal para falar o que quiser, no melhor exemplo de imprensa livre.

O Brasil ficou assustando quando Lula disse que regularia a imprensa.  Isso é bem coisa de comunista você vai dizer.  Tem razão.  Mas agora o Temer não quer que façam memes contra ele.  Parece que a reação de políticos quando as notícias se voltam contra eles é tentar proibir que as mesmas sejam divulgadas.

Pessoalmente eu acho que imprensa é para ser contra governo seja ele qual for.  Imprensa a favor é assessoria de comunicação.  Claro, em se falando de Brasil em que cifras enormes irrigam a imprensa, a grande mídia acaba por pegar leve nesse trabalho, pois sabe que precisa da verba publicitária.  E o governo não vai pagar a quem fala mal dele o tempo todo.  Mas quem disse que essa é toda a mídia?

Antigamente era.  Os meios que você tinha para se informar eram menos numerosos, você via o Jornal Nacional, lia um O Globo, uma Veja ou Isto é e pronto.  Controlar esses meios com verba publicitária garantia um pouco de paz aos governos.  Hoje em dia não mais.

Hoje em dia vivemos como o povo de Springfield ao final do episódio.  Cada um pode fazer seu jornal.  O que é esse blog senão o meu Red Dress Press?  Claro, minha influência é ridícula, não chego a 100 acessos por dia, mas meu alcance é o mundo inteiro.  Eu posso aqui escrever o que eu quiser, criticar e elogiar quem eu quiser, e minha opinião fica livre de censura.  Se eu incomodar algum governo, será trabalhoso me tirar do ar (Prezado Temer, caso deseje tentar, favor entrar em contato para receber meus dados bancários).

Há blogs bem maiores que eu, que darão todas as notícias e opiniões.  Tem blog de comunista, tem blog de capitalista, tem blog de liberal, de militaristas, de amebas e até de bolsomitos.  Cada um com sua opinião sobre o que está acontecendo e o que deve ser feito, criticando fulano ou cicrano e elogiando outros.  Mesmo o Facebook está lá cheio de textões e fake News para você se divertir.

Hoje, eles podem tentar, sejam eles a esquerda ou a direita, mas não vão conseguir.  Podem comprar a velha mídia com verbas, mas a pequena continuará no seu direito.  E você escolhe quem lê.  A grande mídia sabe também que ao se tornar chapa branca perde credibilidade, perdendo leitores e influência e isso é a sua ruína.

É preciso mudar algo em termos de lei com a imprensa?  Eu não creio.  Eu posso acusar alguém nesse blog, mas é melhor que eu tenha provas do que eu estiver acusando pois a pessoa terá o direito de se defender e me processar por calúnia.  Imprensa e internet não são terra sem lei, mas a lei deve proteger o direito de opinião de cada indivíduo mas resguardando a honra dos demais, dando a elas o direito a defesa e reparação caso as mesmas tenham sido caluniadas.  Nesses termos, acho que estamos ok de leis no Brasil.  Não precisa mexer.

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

