Olho o Silas Malafaia e não vejo um Cristão, mas vejo um Fariseu.

Malafaia

Toda a minha vivência de igreja me ensinou que o significado de ser Cristão nada mais é do que ser um imitador de Cristo.  Eu sei, isso é praticamente impossível, dada a perfeição do Cristo, mas ele mesmo nos mandou fazer isso através de S. Paulo (1Co 11,1). Mas não conseguir não é razão para não tentar.

Não sou um fã do Pastor Silas Malafaia, na verdade não dou a mínima para ele, mas por ele ser uma pessoa famosa, não dá para não saber o que ele anda causando nas redes através de sua característica verborragia.

Estava eu refletindo sobre esse pastor após ter ido à Missa no domingo onde o Evangelho tratava da Samaritana no poço de Jacó (Jo 4).  Fiquei pensando em como esse pastor consegue ser tão diferente do próprio Cristo e ainda querer falar em nome Dele.

Em todo o Evangelho, há apenas um momento em que Jesus perde a paciência:  Quando ele expulsa os vendilhões do Templo.  Jesus ficara irritado porque os Fariseus e Sacerdotes estavam se aproveitando da boa fé do povo humilde para ganhar dinheiro e pior, faziam isso dentro do próprio Templo de Deus.

Nos momentos finais de sua passagem pela Terra, Jesus fora acusado de diversas coisas.  Acusaram-no de blasfêmia, de incitar a revolta contra César, de ser falso profeta entre diversas outras.  Jesus ficou quieto diante de seus acusadores e juízes, mesmo se tratando de um monte de mentiras.

Malafaia consegue ser exatamente o oposto.  Na verdade ele se parece mais com os acusadores de Jesus do que do próprio Cristo.  Quando acusado, ele reage agressivamente, acusa os outros, se irrita, grita, esperneia.  Pessoas comuns, quando acusadas, pedem provas, contestam as provas e apresentam contraprovas.  Jesus vai além:  Sequer se defende, mesmo convicto de que está sendo caluniado.  Malafaia não faz isso.  Ele prefere atacar quem o acusa.

Outro ponto interessante no pastor se refere justamente a passagem da Samaritana.  A mulher além de ser samaritana já havia tido cinco maridos mais um amante.  Essa mulher não poderia ser mais desprezada pelos judeus.  Contudo Jesus conversou com ela sempre respeitosamente e mais, converteu-a.  Seguindo pelos Evangelhos vemos que Jesus tinha predileção pelos excluídos e desprezados daquele tempo:  Cobradores de impostos, prostitutas, adúlteras, pobres…  sempre esnobando a companhia de fariseus, ricos e escribas.

Fosse à passagem de Jesus pela Terra nos dias de hoje, Ele iria preferir a companhia de pobres, gays, travestis, prostitutas do que a de pastores e seguidores hipócritas.  Porque a mensagem de salvação era para todos e os mais humildes e os excluídos são os que melhor conseguem entender isso.  Os outros, que praticam a religião, senão ficarem muito atentos tornam-se hipócritas e ciumentos quando veem que Cristo veio para os excluídos que eles também desprezam.

Vejam como Malafaia também despreza essas pessoas.  O comportamento dele é muito mais o de um fariseu do que de um Cristo.  Quem melhor entendeu essa mensagem é o Papa Francisco e curiosamente por esta razão eu o tenho visto sendo atacado cada vez mais pelas alas mais conservadoras da Igreja Católica.

Dessa forma, falando da pessoa do Pastor Silas Malafaia, não consigo ver nele um Cristão.  Vejo mais um Fariseu que, apenas trocou o judaísmo pelo cristianismo.  Mas o cristianismo que ele pratica é falso e ele parece usar do mesmo apenas para proveito pessoal e para atacar os outros.  Contudo, a grande graça do Cristianismo é que há espaço para todos e o próprio pastor Silas pode se corrigir e encontrar também o verdadeiro caminho.  Por que não?

 

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s