O fim da franquia de bagagem: Te fizeram de otário e você nem viu

C552tssWYAAfZVW

Em 14 de março termina a franquia de bagagem em vigor no transporte aéreo do Brasil desde, sei lá Santos Dumont.  Isso vai colocar o Brasil junto com os mercados mais modernos da aviação civil, permitir a operação de companhias low cost, baratear as passagens aéreas e tornar o transporte aéreo muito mais democrático.

Se você acreditou nisso, você está quase no nível do pessoal especial mais muito amado do MBL que acredita que se acabasse com o FGTS o dinheiro que as empresas depositam no fundo seria magicamente incorporado ao salário do trabalhador.  Não vamos rir, é feio rir de deficientes mentais.

Em países sérios, é possível que isso funcione.  Na Europa você encontra bilhetes aéreos internacionais por 10 Euros desde que não despache bagagem e tope voar para os aeroportos mais periféricos (Heathrow? Charles de Gaulle? Esquece).  Mas hellow, aqui é Brasil!  Aqui é o país onde uma loja de carros, vendo que ninguém está comprando carros devido a retração da economia AUMENTA o preço do carro para compensar a queda do faturamento.  O Brasil desafia as leis do capitalismo e não é sendo socialista ou comunista.

Existe um ditado no transporte aéreo que diz:  “o passageiro paga o custo do voo mas a carga é que faz o lucro da companhia”  Isso explica porque as companhias estavam pedindo tanto o fim da franquia de bagagem.

Agora para elas o Brasil se tornou cor de rosa:   Eles podem vender o bilhete sem bagagem, se você quiser despachar bagagem compra na hora do bilhete o adicional para bagagem.  Em teoria seria justo, afinal o cara que não despacha bagagem não vai pagar mais por algo que ele não usa.  Só que, mais uma vez, hellow, aqui é Brasil!  Se antes com a franquia você não despachando pagava algo que não usava, agora quem despacha pagará a mais por algo que ele já tinha pagado antes.  E quem não despacha continua pagando.  Como?  Já viu preço a consumidor baixar no Brasil?

As companhias aéreas não vão baixar o preço da mesma forma que o posto não abaixa o preço da gasolina quando a Petrobrás o faz na refinaria.  “É estoque antigo doutor”.  No transporte aéreo seria o “É o dólar senhor”.  E o preço nunca mais cai.  Ou seja, o que você pagava continua pagando ou até mais e se tinha mala pra despachar, paga a mais.  Favor retirar seu diploma de otário no guichê ao lado.

Para as companhias o mundo agora é cor de rosa.  Antes elas tinham que garantir 23kg de peso para cada passageiro na aeronave até o passageiro fazer o check in e despachar ou não bagagem.  Peso em avião é caro, se deixar os caras vão cobrar a mais do gordão e passagem no inverno sai mais cara que no verão.   Sabendo exatamente quanto peso os passageiros vão levar, elas tem um lindo porão de carga para vender para cargas diversas e fazer os lucros.  Ou levar mais combustível na aeronave para a volta, caso no aeroporto de destino o combustível seja mais caro que na partida.

E se você desavisado não comprou antes e te obrigaram a despachar no aeroporto, prepare-se para um estupro financeiro.  Como é uma carga imprevista, eles vão cobrar tanto quanto se você chegasse sem passagem querendo embarcar no próximo voo.

Apesar de eu ter lido opiniões de gente da área, embasadas e racionais, eu sinto discordar.  No Brasil nada é feito para o bem do consumidor final.  Os preços não vão cair e o prejudicado será, como sempre, você.  Agora favor dirigir-se ao guichê ao lado porque está travando a fila.

Diploma de otário

 

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Aviação, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O fim da franquia de bagagem: Te fizeram de otário e você nem viu

  1. srtanathy disse:

    Eu quero o direito de imagem da minha mochila.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s