Afinal Davi vence Golias? Nem sempre

john-d-rockefeller-jr--1

Na década de 70 do século XIX apesar das pessoas ainda se deslocarem basicamente a base de cavalos, já existiam trens e indústrias e o padrão de vida das pessoas já se aproximava do que teríamos hoje.  Ainda iria ocorrer a revolução da eletricidade o que possibilitaria a eletrônica e tudo o mais que permite que eu escreva e disponibilize para o mundo inteiro (não) ler.

As cidades já eram grandes e as pessoas já iluminavam suas casas e havia iluminação pública.  A lâmpada elétrica ainda seria inventada, e portanto as pessoas usavam lâmpadas a combustão.  O óleo de baleia era muito usado para isso, mas o mesmo estava começando a se tornar muito caro, então as pessoas mudaram para o querosene.

Nesse mercado reinou a gigante Standard Oil e seu proprietário John Davison Rockfeller que detinha então 90% do refino de petróleo dos Estados Unidos.  Ele comprava dos produtores de petróleo e levava por vagões tanque para suas refinarias principalmente no nordeste e no centro do País.  Refinava o petróleo para obter basicamente querosene, que era o principal produto do petróleo na época.  Sobrava ainda um resíduo que ele jogava fora, mas tinha um cheiro forte e era extremamente inflamável e que o salvaria depois.  O querosene era distribuído novamente em vagões tanque para os centros consumidores.

Os donos de ferrovias estavam bem felizes com isso, pois transportavam o petróleo e o querosene de Rockfeller, e cobravam taxas de frete conforme quisessem.  Mas Rockfeller sabia que não se fica rico assinando cheques e buscava sempre a vantagem na negociação dos preços de frete, pois era o principal cliente das ferrovias e ele queria manter os preços do querosene baixo, inviabilizando a entrada de outros concorrentes no mercado.

No entanto, os donos de ferrovias estavam pressionando para obter preços maiores nos fretes.  A saída de Rockfeller foi construir dutos entre os campos de petróleo e suas refinarias e transportar o óleo diretamente por eles.  Como ele era proprietário do duto e o transporte por esse meio é muito mais eficiente, Rockfeller feriu gravemente as companhias ferroviárias.

Mas ainda havia centros importantes onde a rede de dutos não chegava, e lá tudo estava como antes, com o óleo vindo de trem.  Um desses lugares era Pittsburg, na Pensilvânia futuro lar dos Steelers.  Ali operava a Pennsylvania Railroad e seu representante Thomas Alexander Scott estava fazendo jogo duro com os preços do frete do óleo da Standard.

Após negociações infrutíferas entre ambas as companhias e vendo que a companhia ferroviária tornara-se irredutível, Rockfeller não se fez de rogado:  Mandou que fechasse sua refinaria de Pittsburg.  Nenhum barril de querosene mais sairia daquelas instalações.

Isso quebrou a Pennsylvania Railroad.  Scott então reduziu o salário dos trabalhadores.  Eles, não aceitando os cortes e seguindo seus colegas em outros cantos do país, entraram em greve e bloquearam os trens e estações.  Scott sugeriu algo como “que eles comam balas por alguns dias” e convocou milícias para combater os grevistas.

Muitas dessas milícias se recusaram a atirar em trabalhadores, mas Scott encontrou uma que fizesse o serviço.  Em 21 de julho de 1877 atacaram os grevistas à baioneta, matando 20 e ferindo outros 29 trabalhadores.  Os trabalhadores reagiram e acabaram por obrigar os milicianos a buscarem abrigo na rotunda da cidade e os mantiveram sitiados enquanto queimavam trens, locomotivas, depósitos e a estação de Pittsburg.

No dia seguinte, acuados, os milicianos conseguiram sair da rotunda na base da bala, matando mais 20 pessoas que estavam em seu caminho enquanto saíam da cidade.  O tumulto na cidade durou cerca de um mês quando tropas federais acalmaram a situação.

Esse episódio foi o episódio mais violento da Grande Greve dos Ferroviários de 1877.  A partir dali o movimento trabalhista dos EUA ganhou força. A Pennsylvania Railroad teve um baita de um prejuízo e Scott jamais se recuperou da greve.  Em 1878 sofreu um ataque cardíaco vindo a falecer em 1881.

Rockfeller por sua vez aumentou o domínio sobre toda a distribuição de Petróleo dos EUA.  A Standard Oil devorava concorrentes, primeiro por ofertas justas e, em caso de recusa, eles eram levados à bancarrota por Rockfeller.  A companhia cresceu tanto que em 1911 a Suprema Corte dos EUA ordenou o desmantelamento da companhia em 34 outras.  Rockfeller morreu no mesmo ano, foi o primeiro homem a ter um bilhão de dólares.  Se corrigida pela inflação, Rockfeller é até hoje o homem mais rico do mundo.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Causos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s