O Toner de Microondas

microondas

Um dos meus desenhos preferidos sempre foi Pinky & Cérebro.  Claro, porque tenho muita coisa em comum com o Cérebro:  Ambos temos cabeça grande, Somos gênios e temos o desejo incontrolável de conquistar o mundo.

Então, quando esse desenho passava na TV eu não perdia um episódio.  Um belo dia, para transformar o sistema de telefonia global em uma imensa secretária eletrônica, Cérebro precisaria de US$ 1.614.000,00.   Não tendo esse dinheiro, ele resolveu obtê-lo igual todo mundo normal faz:  Trabalhando.

Mas o Cérebro descobriu, assim como todo mundo normal que, trabalhando como assalariado, você não fica rico, não realiza planos e nem fica milionário.  Então ele resolveu procurar um atalho:  Sofrer um acidente de trabalho e ganhar no tapetão uma indenização da empresa no valor que ele desejava.

O acidente que Cérebro arquitetou era bizarro, envolvendo forno de microondas e creme de barbear porque, segundo o Cérebro, ninguém sabe como isso funciona.

Como meu outro programa favorito é Mithbusters, resolvi fazer um Crossover de séries e por o mito do microondas a prova.  Onde?  no meu ambiente de trabalho!

Meu primeiro emprego foi numa malharia, onde comecei como aprendiz de tecelão, nos idos de 1997, logo me tornando um mestre jedi tecelão.  Lá, além dos tecelões, tínhamos as passadeiras, costureiras, e o pessoal do escritório, além da dona da firma.

Na hora do almoço, as coisas funcionavam assim:  Como bons proletários, levávamos marmita.  Deixávamos na geladeira do refeitório.  Faltando 10 minutos para a hora do almoço, uma funcionária era deslocada para o refeitório e ela esquentava a marmita de todo mundo no microondas.  Assim, na hora do almoço, nossa marmita já estava quente.

Um belo dia fui ao refeitório enquanto a garota ainda esquentava as marmitas e disse a ela que o toner do microondas estava acabando.  Ela me perguntou o que era isso e eu respondi que era uma peça interna do forno que era a responsável por gerar as microondas e aquecer a comida.  Como o segredo da mentira é ela ser bem contada, ela acreditou e disse que vinha mesmo notando que o aparelho não estava aquecendo as marmitas direito havia alguns dias.  Ela perguntou o que fazer e eu disse para ela solicitar ao pessoal administrativo que comprasse outro toner que eu faria a substituição.

Ela fez isso e o pessoal do escritório, por não entender do que se tratava me chamou.  Eles sabiam que toner era algo de copiadoras, mas jamais tinham ouvido falar de toner pra microondas.  Repeti a explicação.  Eles acreditaram e me perguntaram onde isso poderia ser comprado.  Disse que as autorizadas vendem, que era só procurar.

A história chegou à dona da firma, que também foi me interrogar sobre isso.  Mais uma vez repeti a história, ela me disse que tinha microondas há anos e que ela nunca precisou trocar essa peça.  Respondi prontamente que normalmente os toner de microondas duram mais que o próprio equipamento pois ele acaba por ser substituído antes e que o uso doméstico era pequeno para que acabasse com ele em um período curto.  Mas como o da firma era muito utilizado, o toner acabou.

Me disseram que mandaram a garota que fazia o serviço de rua procurar essa peça em todas as lojas de consertos de eletrônicos e casas de ferragens.  E pelos relatos dela, ela não foi ridicularizada nas lojas.  Finalmente entreguei a pegadinha e concluí que o mito fora confirmado:  Brasileiro não sabe como funciona o forno de microondas.

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Causos, Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

