Vai ter Copa sim e não me encha o saco

batman Copa

Estamos a poucos dias da Copa do Mundo (posso escrever Copa do Mundo aqui sem dar uns trocados pra Fifa?) e se você era contra a Copa, já passou da hora de jogar a toalha.  Vai ter copa sim, e não há nada que você possa fazer.

Desculpa ser assim direto, sei que malucos e utópicos em geral ainda acham que podem impedir a Copa, acham que dá pra fazer como no Red Alert e vender os estádios para pegar o dinheiro de volta, mas não, não dá mais.  A copa está aí, iremos para ela e espero que a Seleção vença.

E mais, espero que os protestos sejam irrelevantes, se a mídia não mostrar, melhor ainda, o momento passou.  O que foi legal em junho de 2013 foi completamente aniquilado por Black Blocs e a direita lixo de sempre.

O Manual de Ingenuidades em artigo brilhante mostrou a lição que o Brasil está prestes a dar ao mundo.  Parece que queremos que a copa dê errado para que o mundo veja que somos um bando de incompetentes.

Uma das vantagens de se viajar pelo mundo sozinho é que você é obrigado a conhecer gente.  A conhecer e a conversar.  Me lembro bem do ano passado, num frio dos infernos, no segundo andar daqueles ônibus vermelhos de turistas em Nova York arrumei um papo animado com uma linda americana de 16 (jail key pura) da Georgia e um casal de Australianos.  O australiano, depois de me ouvir falar sobre Mark Webber, Will Power e Ian Thorpe, e do qual mal se via o rosto, me perguntou como andava o Brasil.  O cara me cobrou, ainda mais ao saber que eu era do Rio, que tínhamos uma responsabilidade muito grande:  Teríamos a Copa e as Olimpíadas.  Ninguém fez isso antes.  “O México fez.” Lembrei a ele.  Ele pensou um pouco e concordou.  “Watch Your Head!” gritei para salvar a vida do guia que estava de pé no ônibus e não via o semáforo se aproximando antes que ele pudesse falar “Mas isso foi em outro tempo”

O mundo lá fora sabe o que somos.  Sabe da nossa corrupção.  Se bobear melhor que a gente.  Sabem o tipo de pessoas que somos, a sociedade que somos.  E eles não ligam para isso.  Eles querem que tenha copa, que tenha olimpíadas.

Será que merecemos menos que outros o direito de sediar uma copa?  Vejamos:  Em 2010 a copa foi na África do Sul.  Basta falar Apartheid para questionar se esse país merecia ter uma Copa.  Embora a discriminação racial oficial tenha acabado, as desigualdades por lá ainda são absurdas.  E ninguém questionou o direito da África do Sul em sediar uma Copa.  Em 2006 foi na Alemanha.  Nem precisamos falar do passado da Alemanha para tirar-lhes o direito de sediar uma Copa.  Sim, eles nos deram as peripécias daquele cara de bigodinho engraçado.  2002 Japão e pior Coreia.  O Japão é lindo?  Vá ser um açougueiro ou coveiro lá?  A pior Coreia tem um dos mais altos índices de violência doméstica do mundo.  Ser coreana não é fácil.  Isso sem contar que eles fazem churrasco dos nossos queridos totós.

Em 2018 a Copa vai ser na Rússia.  Outro país que não tem o menor direito de sediar uma Copa.  Mas vá lá para a Praça Vermelha gritar “Niet vai ter Copovky” pra você ver.  Você vai assistir a partida de abertura na Arena Kibon Sibéria diretamente de algum Gulag acima do círculo polar ártico.

Você pode pegar o álbum da Copa e ir país por país apontando as misérias de cada um:  Itália:  Máfia, Espanha:  Desemprego de quase 50%, EUA:  Iraque e Afeganistão, Argentina:  Argentinos, e assim por diante.  Todo país tem a sua.  Não há santos.

Nosso mal é a corrupção.  Beleza.  Aceitemos e tentemos melhorar isso.  Mas não é queimando ônibus e quebrando vidros de bancos que você vai resolver isso não.  A corrupção e os males no Brasil começam em você.

O governo divulgou que foi gasto com estádios cerca de 8 Bilhões de Reais.  No mesmo período, com saúde e educação 800 Bilhões.  Acha mesmo que tirar os 8 Bi dos estádios daria jeito na saúde e na educação? Se com 800 Bi os hospitais são uma droga e as escolas estão caindo aos pedaços, mais 8 vai resolver?

Dinheiro pra saúde e educação tem de sobra, o problema é ele não ser gasto devidamente.  As pessoas roubam da merenda escolar, do dinheiro para as carteiras novas da escola, da farmácia do hospital…  Colocar os 8 Bi dos estádios ali só mudaria o beneficiário, das empreiteiras para os ladrões em geral.

Aí agora você está indignado e pronto para ir pra rua com um “Fora PT” governo corrupto! Safados! Ladrões!  Já preparou o molotov pra jogar na polícia e convocou o evento no Facebook.  Antes de sair, termina de ler aqui por favor:

Você está viajando com a família para um feriado em Cabo Frio.  Estrada engarrafada, você faz o quê?  Corta pelo acostamento.  A culpa é do governo que não faz estrada! Mas agora você violou o direito de todo mundo que está esperando na pista.  E se for um acidente?  Sabia que a ambulância usa o acostamento para chegar à vítima?  Com você ali bloqueando o acostamento pra chegar na praia mais cedo, uma ou mais pessoas podem morrer. Parabéns, o José Dirceu é só um corrupto, você é um assassino.

Você fica com o ar condicionado ligado o dia inteiro porque fez um gato na luz.  A culpa é do governo que cobra impostos altíssimos!  Mas a luz que você está roubando será paga por todos os outros consumidores, não importa a renda deles.  Assim, a sua vida de rei dos idiotas está sendo bancada pelo povo.  E ainda reclama das mordomias de políticos.  Você está agindo igualzinho a eles!

Por isso não tenho dúvidas que se você assumisse um cargo público e tivesse que lidar com a merenda escolar, com a farmácia do hospital ou qualquer coisa que lide com dinheiro público, não perderia tempo em tentar tirar uma parte desse dinheiro pra você.  Então, que tal pegar esse molotov aí e jogar em você  mesmo?

O Brasil não é o melhor país do mundo pra se viver, mas está longe de ser o pior.  O SUS é uma droga, mas nos EUA nem isso eles tem e, embora o Obama esteja tentando, hoje lá se você não tiver plano de saúde e ficar doente, você tem duas escolhas:  morrer ou uga-uga uma dívida para quase a vida toda.  Todos os países tem seus problemas.  Então, que tal ao invés de ficar gritando isso o tempo todo, receber bem nossos convidados?  Eles sabem nossos podres.  Não precisa gritar na cara deles.  Essa Copa vai ser demais, tem um Espanha x Holanda logo no segundo dia.  Vai perder tempo brigando com a polícia?  Eu quero mais é ver jogo!

 

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Vai ter Copa sim e não me encha o saco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s