Algumas simpatias de São João segundo minha mãe

fogueira

São João Batista é um dos santos mais populares da cultura brasileira.  Basta você ir ao Nordeste e ver o tamanho da devoção a este santo.  Ele é o mais lembrado do trio de santos da Festa Junina (que é composto por ele mais Santo Antônio e São Pedro).  São João Batista também tem uma peculiaridade de ser o único santo cuja festa se celebra no dia do nascimento e não no da morte.  Além disso ele é primo de Jesus e o responsável por apontar o Messias, missão que ele começa a cumprir ainda na barriga de Isabel, sua mãe.

Quando eu era pequeno, minha mãe contava várias crendices a respeito do dia de São João.  Coisas que você poderia fazer que revelariam informações importantes do seu futuro, principalmente com quem você iria se casar.  Afinal, na vida da década de 50, isso era a coisa mais importante do mundo, principalmente para as mulheres.  Vou lançar aqui um pequeno apanhado dessas crendices.  Ao menos é divertido vai.

1 – Espetar a faca na bananeira

Na meia noite do dia 23 para o dia 24, dia de São João, pegue uma faca grande, pode ser um facão, que não esteja enferrujado e vá para uma bananeira.  Esfaqueie a bananeira, fazendo com que a lâmina entre o máximo possível no tronco da bananeira.  Depois, dê as costas para a bananeira e retire a faca.  Leve-a de volta, sem olhar para a lâmina e a deixe no sereno da noite.  Só olhe para a lâmina pela manhã.  A seiva da bananeira irá formar, sobre a lâmina a primeira letra do nome de seu futuro marido ou esposa.

2 – A loteria do prato

A mocinha deve fazer vários papelzinhos, como se fosse para um amigo oculto, com os nomes de todos os rapazes que ela conhece.  Dobre todos e coloque num prato com um pouco de água, de forma que eles possam ficar boiando.  Deixe na noite do dia 23 para o dia 24 no sereno.  Pela manhã, o papel que estiver aberto será o do seu futuro marido.

3 – Fósforo na água

Pegue um copo d’água e um fósforo.  Ao meio-dia do dia 24, acenda o fósforo e mergulhe-o na água.  A fumaça na água irá formar a primeira letra do nome do seu futuro marido ou esposa.

4 – Vela na água.

Pegue um prato com água e acenda uma vela.  Coloque a vela sobre esse prato e deixe queimá-la na noite de São João.  No dia seguinte, a parafina lhe dará a primeira letra do nome do seu marido ou esposa.

5 – Ovo no copo

A meia-noite do dia 23 para o dia 24, pegue um copo com água e quebre um ovo cru dentro dele.  Agite o mínimo possível o copo com o ovo, e deixe no sereno.  Pela manhã essa mistura de água, clara e gema lhe dará algumas pistas sobre o seu futuro.

Essas coisas na prática:

Já espetei o facão na bananeira.  O facão é o velho conhecido e um dos maiores símbolos dos retiros de carnaval do São Cristóvão.  Mas não era noite de São João, foi uma noite qualquer, o objetivo era científico.  Não formou porcaria de letra nenhuma. Mas nunca tentei na noite de São João, afinal, fala sério sair de casa de madrugada no frio para esfaquear uma bananeira.  Mas minha disse que o irmão dela fez, a seiva formou um I e, de fato, ele se casou com uma mulher chamada Isabel.

Eu também já fiz a do fósforo na água.  Eu era bem pequeno, devia ter uns 8 ou 9 anos.  Ao meio dia do dia de São João coloquei o fósforo aceso dentro do copo d’água.  Formou algo parecido com a letra “D”.  Essa bateu na trave, eu tive uma namorada cujo nome começava com D, mas acabou que não deu em nada.  E o pior é que eu tava quase acreditando no fósforo, ainda mais que a casca de laranja confirmou o D!  Minha mãe disse que fez essa e formou um “M”.  Acabou que ela casou-se com o meu pai que se chama Wilson, ou seja, era só virar o copo ao contrário.

Minha mãe diz que fez a do prato também, mas ela ainda não conhecia meu pai e, portanto, ele estava fora do páreo.  Deu outro nome, que ela não fala nem a pau.  Até onde sei, acho que minha irmã também fez, mas não tenho evidências e nem se funcionou.

A do ovo é a mais macabra:  Minha mãe disse que fez e, no caso dela a clara formou-se em torno da gema de tal forma que era como se a gema fosse a cabeça de uma noiva e a clara o véu, numa visão muito bonita.  Isso indicava que minha mãe teria um bom casamento.  Bem, na medida do possível isso aconteceu.  A parte macabra é que ela conta que uma amiga também fez, e na dela a gema ficou oval e a clara se formou em volta, parecendo um caixão com pessoas em volta.  Essa amiga morreu três anos depois.  Por conta disso, sempre morri de medo dessa e nunca cogitei fazer.  Vai que forma um caixão pra mim?  Seguro morreu de velho…

 Leia Também:

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Posts técnicos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Algumas simpatias de São João segundo minha mãe

  1. mary disse:

    Faça com muita fé, pedindo que, se for para o bem dos dois (você e ele), tudo dê certo.
    Neste momento onde quer que você esteja, Neste exato instante você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim. Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. Se você não me ligar agora, vai me ligar mais tarde. Mas neste instante você tem a certeza de que vai me ligar. Você compreenderá que está apaixonado por mim, não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Raphael para que iluminem o seu coração e desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de perto de você todo mau espírito, toda má influência. Que Gabriel anuncie a você o meu nome, que sopre em seus ouvidos a palavra amor e faça lembrar de mim, que me anuncie ao seu anjo da guarda. Que Raphael use o bálsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração, mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja. Com todo o meu amor! Quando esta mensagem for publicada, em dois minutos você terá um desejo enorme de me ligar e vai ligar. Amém

Deixe um comentário

