7 dias com o Nokia Lumia 920

WP_20130318_010

(vazio criativo é uma merda…) hoje faz uma semana que comprei meu Nokia Lumia 920.  É, não tenho a moral, mesmo porque não sou, de blogueiros top de tecnologia que ganham essas coisas para testar.  Jornalistas de automóveis também se dão bem, testam tudo quanto é carro, mas o foco aqui é o Lumia, comprado com meu pobre dinheirinho:

Namoro esse celular desde o momento em que meu valente iPhone 3G começou a pedir arrego.  A Apple quer matá-lo, isso é fato e eu meio que perdi a paciência com a maçã.  Não que ela seja ruim, pelo contrário, só que quis tentar novos ares.  A linha Lumia, da Nokia está muito bonita, tem telefones para todos os gostos, afora o fato de ser uma fabricante respeitadíssima (além de finlandesa, portanto apoiando o Kimi Raikkonen).  Lendo resenhas aqui e ali, principalmente do teste do Cardoso do Meio Bit, além de outras informações, cheguei ao Lumia 920.

Cheguei nele porque percebi que celulares agora seguem a regra dos PCs:  você precisa comprar o melhor que você puder, pois a velocidade que esses aparelhos tem ficado obsoleta é absurda.  Você pode comprar na loja, caro, um celular zero km que já está obsoleto.  Assim, o prazo útil de seu celular fica encurtado.  Na hora de comprar essas coisas  é preciso prestar atenção.

Por isso tive que forçar a barra e ir no Lumia 920.  A Nokia (ou a Microsoft, sei lá) deu uma Applezada e a linha Lumia com Windows 7.5 não pode ser atualizada para o Windows 8.  Isso inclui o brand new (adoro essa expressão) Lumia 900.  Como tapa buraco, fizeram um Windows 7.8.  Ele engana que é Windows 8, mas não é.

O Windows 8 é de longe o melhor Sistema Operacional para celulares que já mexi.  Melhor no sentido de eu me dar bem com ele.  Sem as frescuradas do IOS e sem a bagunça do Android, ele é bastante amigável, intuitivo, fácil de lidar e bonito.  Se me deixassem eu traria algumas coisas do IOS pra ele, como as pastas (tá, se o Windows 8 tem, me digam, ainda não aprendi a usar).  Como eu odeio aquele mundaréu de ícones ou listas extensas, me ajudaria muito.

Não posso me alongar muito no Windows 8 porque ainda não aprendi muito.  Mas já baixei um monte de Apps.  Muita gente reclama da falta de Apps para o Windows 8, mas todas as que eu usava no iPhone existem para o Windows 8.  E já instalei.  Funcionam bem, são bonitas, e funcionais.  A única app que estou sentindo falta é o Flight Radar que ainda não tem para Windows 8 (já teve, mas tiraram, sei lá porque).

Inclusive foi tentando achar o app do Flight Radar que descobri que existe Jaibreak para Windows phone.  Claro que a Microsoft não iria dar mole e deixar que qualquer um instalasse qualquer coisa de qualquer jeito (tá pensando que isso aqui é Android neguinho?), e tio Bill precisa garantir o leitinho das crianças.  Mas sinceramente, vi o cara fazendo em um Lumia 720 e tal, mas… sinceramente, correr o risco de transformar o celular em um peso de papel por causa de Apps que custam dois reais, é bem absurdo.  Mas no momento, só assim para ter Flight Radar.  Mas assim como o movimento Cristão, eu escolhi esperar.

Ele traz apps nativos legais também:  Só de vir Word e Excel no celular, permitindo você abrir qualquer arquivo no seu celular?  Isso é muito legal.  Em breve escreverei para o Blog por ele!  Ele tem uma espécie de Siri também, que ainda não testei, mas essa fala português.

Mas não é só de Software que vive o telefone, mas de todo o Hardware que sai da fábrica da Nokia.  E isso é o melhor do telefone sem dúvida.  A Nokia caprichou bonito ao fazer esse telefone.  Começamos pelo principal:  Este celular possui tela de Irídio e é montado em uma caixa de Adamantium com Vibranium saído diretamente das indústrias Stark, que é virtualmente inquebrável.  Duvida?  Olha esse post aqui com um vídeo de tortura de um 920.

Até o momento também não consegui travar o aparelho.  Ele roda bem, obrigado, inclusive quando você abre um monte de coisa.  Sim o Windows 8 é multitarefa.  Ainda não botei nada mais pesado como jogos, mas pela folga dele em fazer o que já fiz com ele mostra que o processador do dragão de duas cabeças é bem parrudo.

Quando você sacode o celular, dá a impressão de ter algo solto nele.  No Windows 8 isso inconvenientemente chama uma janela de pesquisa do Bing (dá pra trocar para o Google?).  Essa janela só tem me irritado e, fora as belas fotos que ela traz como fundo, não me serviu de nada ainda.

Só que o que está “solto” lá dentro é, na verdade, a maior conquista finlandesa no campo da nanotecnologia:  A câmera do 920 é estabilizada mecanicamente.  É o primeiro celular a ter isso.  Isso significa que aquela sua imagem tremida e embaçada, característica de imagem de celular kaputz, já era.  As fotos que você tira com o Lumia ficam bem próximas de fotos com câmeras digitais domésticas como a Cyber Shot e outras (mas ainda longe da imbatível Tek Pix).  A primeira foto desse post traz uma composição artística minha com o simpático ônibus que a viação 1001 dá com o lanche de bordo na Rio x SP, um terço em homenagem ao Papa Francisco e uma Ampulheta que ganhei em São João del Rei.  Abaixo tem mais.

A câmera do Lumia 920 é sem dúvida a grande vedete deste celular.  Não acho que você encontrará um celular com câmera melhor no momento.  Ela tem um flash de LED que cega você momentaneamente, mas permite fotos no breu total.  Ele ainda conta com uma câmera dianteira “comum”.  A forma de lidar com as fotos também é bem prática, as fotos ficam armazenadas em álbuns, separando as fotos que você tirou das que você ou os outros apps colocaram lá.  Ele faz vídeos e tem um monte de coisas legais com fotos, inclusive nos apps nativos, mas ainda não experimentei nada disso.

Como celular ele se sai melhor que o iPhone.  A antena é melhor, em lugares que o iPhone não funcionava ele tem um bom sinal (no que a Tim permite) mas ele não faz milagres (continua não pegando aqui em casa).  A internet melhorou bastante, mesmo em Edge (2G) ele é rápido.  No 3G sua velocidade é bem melhor que a do iPhone.  Como não mudei o plano, só o chip, ou é um ou outro, e como não sei se o chip influencia, fico com o aparelho (mas não vamos crucificar o bravo iPhone 3G, ele é um aparelho de 4 anos de uso, a tecnologia avançou muito e o Apple ainda dá um caldo legal).

Nem tudo são flores nesse casamento:  O Lumia 920 é grande.  O que a Apple estudou em ergonomia, a Nokia deixou passar.  Digitar no aparelho na posição normal (em pé) é um pouco incômodo, você acaba sacando a outra mão.  Eu erro muito digitando, deve ser a falta de costume, ainda bem que o Lumia traz um corretor muito bom e menos invasivo que o do iOS.  Eu gosto de telefones grandes, isso não é o problema, mas a ergonomia deixou um pouco a desejar.  Mas quando você “deita” o aparelho e digita com as duas mãos, problema resolvido.

A bateria do Lumia me assustou.  Tá, ele é um smartphone, não esperaria que a bateria durasse uma semana como era no meu primeiro Nokia, da ATL (falecido no Rock In Rio III, que Deus o tenha), mas no primeiro dia, saí com medo.  Vindo da Loja da Nokia, enquanto esperava o ônibus já havia instalado o Twitter e o Whatsapp e estava brincando com o celular e, no ônibus, ainda na perimetral ele morreu.  Tudo bem, fiquei um bom tempo na loja da Nokia aprendendo a mexer nele, e depois essa brincadeira, na carga da fábrica, morreu.

No dia seguinte, carga total e um dia de trabalho.  Usei-o normalmente.  Trocando mensagens (matando a saudade do Whatsapp), twittando, instalando outros apps, testando (e nesse meio tempo eu trabalhei pra burro).  No ônibus de volta, ele ficou sem bateria.  Mesmo para um smartphone era inadmissível que a bateria durasse menos que 12 horas.  Já estava me programando para voltar ao Norte Shopping, quando fui fazer um teste:

Nas configurações que ele veio, estava tudo ligado, 4G, brilho máximo, eu não fechava os aplicativos, só alternava entre eles, isso tudo junto consumiu toda a carga da bateria.  Desligando o 4G (não temos mesmo, só na Copa) e passando a fechar os apps, a bateria já passou a durar um dia.  Desligando o 3G e só ativando o wifi quando for usar, durou dois dias.  Ótimo.  Aprovado.  Não preciso trocar o aparelho.

Como conclusão:  Ainda estou aprendendo a usá-lo.  Mas gostei muito do aparelho.  A interface do Windows 8 é amigável, agradável, não é perfeita mas, como disse, é o melhor Sistema Operacional para celulares que já vi.  7 dias depois de comprado, ainda não me arrependi desse telefone, e acho que foi uma evolução e tanto ir do iPhone 3G para o Lumia 920.  Creio que concorrentes parecidos somente o iPhone 5 e o Galaxy SIII, mas o Apple é mais caro, e o Samsung tem Android, sistema que sou muito pé atrás.  Esse Lumia caiu como uma luva para mim.

Abaixo algumas fotos legais, ou não, tiradas com o Lumia.  Clique para vê-las em tamanho real:

Leia Também:

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Posts técnicos e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para 7 dias com o Nokia Lumia 920

  1. O app FlightRadar já está disponível. \o/

  2. Victor Soares disse:

    Oi Fernando, obrigado pelas explicações estava muito na dúvida em comprar este aparelho por conta da bateria. Pois vi em alguns sites que não era tão boa assim… Enfim, ótimas descrições e ótimo texto, muito bem produzido e escrito! Está de parabéns Sr. Engenheiro.

    Arquiteto Victor Soares

  3. richard disse:

    Fernando eu queria saber por quanto você comprou esse lumia 920?

  4. Lucas F. disse:

    Comprei o meu a dois meses atrás e na primeira semana já apresentou travamentos, após um mês de uso, ele desligou e não fazia mais nada, morreu completamente, não ligava mesmo com horas no carregador.Levei na assistência e a um mês estou nessa enrolação, falam que o celular está ótimo e que eles atualizaram o sotware, mas cadê dele ligar o.O Estou nos tramites de troca e devolução. espero receber uma resposta positiva da Nokia, primeiro e ultimo celular da Nokia!

    • Bem, cada caso é um caso, você deve buscar seus direitos onde for necessário, inclusive na justiça se assim precisar. Você pegou um aparelho com defeito de fabricação e eles devem te ressarcir.

      O que faz uma marca ser boa ou ruim é justamente a quantidade de aparelhos ruins que saem. Eu não faço ideia sobre a Nokia, posso dizer do meu que funciona perfeitamente, fazendo tudo o que eu quero.

      • joao batista disse:

        ola meu amigo eu gostaria de lhe perguntar uma coisa, pois eu comprei uma lumia 900 e agora um 920, e com os dois estou passando a mesma coisa, a bateria nos primeiros dias do 900 estavam se esgotando em horas e quando mandei pra autorizada eles faziam algo que a bateria ficou normal, bem creio que é configuração como vc mesmo disse, então gostaria de lhe pedir encarecidamente se vc pode me auxiliar para que eu possa acabar com o meu problema

      • Olha, primeiro desculpa a demora. Mas vamos lá. Primeira coisa, baixe um App chamado “Battery”. Ele vai te mostrar um gráfico com o consumo de bateria. Isso é legal pois permite que você acompanhe como ela está sendo gasta. Se a rampa estiver muito inclinada, tem algum app que está aberto e puxando o recurso.

        O ideal é sempre que não estiver utilizando um app, mantê-lo fechado (saia através daquela seta no canto inferior do telefone).

        Outra coisa, recursos como o wifi, bluetooth e 3G é bom só habilitá-los quando for realmente utilizar, pois são os maiores comedores de bateria do telefone.

        As vezes, mesmo com todos esses cuidados ele come bateria mesmo, nesses casos eu desligo o telefone e ligo de novo para fechar qualquer coisa que esteja escondida lá.

  5. Zaneli Silveira disse:

    Comprei o Lumia 920 há uma semana e hoje derrubei-o do meu bolso de uma altura aproximada de 50 cm, o vidro estilhaçou. Paguei R$2000,00 por um aparelho frágil que ao menor tombo se destrói. Entrei em contato com a assistência e descobri que a garantia não cobre quedas, o vidro novo custa R$615,00. SE VOCÊS QUISEREM TER UM CELULAR PARA MUITO TEMPO ADQUIRAM UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL DE PLÁSTICO BOLHA PRA ENROLAR O SEU APARELHO POIS NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE PEQUENOS ACIDENTES… LAMENTÁVEL… MEU LUMIA 800 JÁ CAIU VÁRIAS VEZES E NEM UM ARRANHÃO… CONCLUSÃO: QUANTO MAIS CARO MAIS FRÁGIL!!! PONTO NEGATIVO PRA NOKIA!!!

  6. nokianat disse:

    é vvc que n sabe usalo vc fico so 7 dias e odio o lumia 920 é um dos melhores passando apple

  7. Lu Amorim disse:

    Oi Fernando valeu pelas dicas, ganhei meu Lumia 920 a 3 dias e estava ficando desesperada pois não sabia mexer, agora ja aprendi e estou amando, realmente a Nokia foi demais….

  8. mcps disse:

    Tive um Samsung Galaxy por 2 anos. Caiu inúmeras vezes, apenas com a película de proteção e a tela não sofreu nenhum tipo de trinca. Comprei um Lumia 920 (topo de linha da marca na época). Caiu de uma altura de 40 cm sobre chão de terra batida e o vidro trincou. Gastei 820 reais ! para trocar a tela numa autorizada Nokia. Uma semana Depois caiu do banco de um carro de passeio e se estilhaçou. Coloque as palavras Nokia Vidro Fragil no google e veja quantas reclamações vão surgir.

  9. Pingback: A Mecânica da fratura de um celular | Blog do Fernando

  10. Bruno VC disse:

    Será que so eu tenho problemas com Lumia? Meu 820 pega 3G legal. mas se eu ficar uns 30 min sem usar, nao pega mais. Tenho que ir em configurações, trocar rede Tim pra Automatico, sair, voltar, trocar automatico pra Tim e tentar ver se funciona. As vezes sim, as vezes nao e refaço todo o percurso novamente. Que saco!!!

  11. jhonatan oliveira disse:

    apartir do dia em que a microsoft comprou a Nokia, elas resolveram criar um sistema operacional movel certo, e com isso foi chamado de Windows Phone que vem crescendo no mercado brasileiro por varios motivos: e rapido,fluido,seus live titles sao atualizados a todo minuto,o s.o e leve, e bem pratico de se mexer, e eu gosto muito disso pois a Nokia sempre foi uma empresa que teve celulares mais resistentes e mais fluidos entao se vc nao gosta do seu lumia quero ve vc quebra ele ou da ele d graça p alguem ja q vc fala q ele nao vale nada

    • Caramba, onde foi que as escolas pararam de ensinar interpretação de texto?

      Sério mesmo, onde eu disse que não gostei, ou onde eu falei mal da Nokia? Vou escrever o post “um ano com o Lumia 920” vou dizer que só o trocaria por um 1020 ou iphone 5S e ainda vai ter gente dizendo que eu achei o celular uma droga…

  12. Raymara disse:

    comprei um nokia lumia 920 com 4 DIAS deu para aparecer ” retomando” e apagou umas duas vezes fui na loja e troquei .. botei agorinha pra carregar . adoro os aparelhos da nokia vamos vê se não vou me arrepender . mais a camera desse é perfeita

  13. Rodrigo disse:

    Tenho lumia 920 ha 1ano e meio nunca me apresentou problemas..a pouco tempo ele caiu da moto e um carro passou em cima o vidro quebrou mais o lcd permaneceu intacto,o lumia 920 comprei no Aliexpress me custando 300 reais no qual tenho ate hj…nesse mesmo site comprei a carcaça e tela original e levei pra trocar e esta perfeito,passar mais alguns anos com meu lumia!

    • já estou com o meu a três anos, o mesmo desse post e nem to pensando em trocar.

      • Rodrigo disse:

        Participo do programa insider da microsoft e uso a versao do wphone 10 esta incrivel… A bateria e funcoes melhoraram muito tenho um iphone mais meu 920 nao abro mão gosto demais! Muito show

Deixe um comentário

