Das Auto? Aham, senta lá

Feio, cortador de dedos e agora com motor ruim...

Feio, cortador de dedos e agora com motor ruim…

Aí no dia 12 de janeiro sai essa matéria na Auto Esporte.  A VW chegou ao fundo do poço.

Que essa safra de motores 1.0 da VW é uma boa porcaria, já sabíamos há tempos, desde o seu lançamento.  Pipocaram por aí notícias de motores que bateram com menos de 5000 km rodados.  E não foi um ou outro, para dizer que foi uma falha isolada de produção.  Foram vários!

A Volkswagen saiu com a desculpa de que o óleo usado no motor não era o adequado para o mesmo.  Aí a emenda saiu pior que o soneto.  Como assim a empresa projeta e constrói um motor e não sabe o óleo que vai nesse motor? O departamento de “engenharia” dessa empresa é formado pelo quê?  Engenheiros de produção?

Ao se construir um motor, normalmente as empresas tem fabricantes de lubrificantes como parceiras.  A Fiat por exemplo tem uma parceria com a Selênia (Petronas), a Peugeot / Citroen com a Total e por aí vai.  Por isso que no manual do carro sempre vem uma recomendação específica sobre um lubrificante para se usar.  Ela não pode ser mandatária, pois constituiria crime de venda casada.  E você pode mudar de fabricante, contanto que atenda os requisitos de viscosidade e qualidade.  Mas a Volks parece que esqueceu disso.

O mercado de lubrificantes é disputadíssimo, é um mar de tubarões, as empresas vivem tentando desenvolver lubrificantes melhores que suas concorrentes para convencer a nós, donos de carros que o lubrificante dele é melhor.  E mais ainda, tentar convencer aos fabricantes que o lubrificante dele é melhor.

Assim, o lubrificante para um motor nasce junto com o projeto do motor.  Ou você tem dúvida que quando a Fiat desenvolveu o eTorq não havia engenheiros da Selenia envolvidos?  E o lubrificante não foi desenvolvido junto a partir de um produto base?  E vários outros tipos são testados em longas provas, para se determinar o casamento motor lubrificante perfeito?  Pelo jeito, a Volkswagen não trabalhou assim.

O que fez a VW ao saber que o lubrificante em seus motores não era o adequado?  Recomendou que os proprietários encurtassem os períodos de troca de óleo.  E só.  Não mandou trocar o tipo de óleo.  Fez algo assim: “Esse óleo é ruim, mas usa ele mesmo”.  Bela solução, certo?

Isso é uma pena.  Eu sempre admirei a VW.  Por grande parte da minha vida o carro que eu sonhava ter era um VW, mas sei que de alguns anos para cá a qualidade dos seus carros caiu muito.  Antigamente a VW do Brasil levava a sério o “carro do povo”  Seus carros podiam não ser muito confortáveis, mas era difícil darem problema.  Hoje, o conforto não subiu e a qualidade caiu, de modo que o VW mais barato que eu teria hoje seria o Jetta.

Se você olhar os carros da VW fora do Brasil nem de longe são as carroças que ela vende aqui.  E o preço é menor.  A VW aqui só usa da mina de ouro que todas as outras montadoras também usam que é colocar uma margem de lucro absurda e botar a culpa nos impostos.  A VW faz os carros mais pelados, desconfortáveis e proporcionalmente caros do Brasil.

E por que as pessoas compram?  Bem, a VW goza de fama muito boa entre os brasileiros, justamente por conta de seus carros inquebráveis (como o Fusca) e que qualquer um sabe mexer (como o Gol).  E o brasileiro tem medo de novas tecnologias (vide o Tempra 16v).  E aí o cara até hoje compra um Gol, um Fox pensando nesta fama e achando que seu carro não quebra.  A própria VW explorou isso em comerciais:

E a VW sobrevive no Brasil e tem o carro mais vendido no Brasil por essa fama, que hoje não é mais verdade.  Hoje em dia seus carros, na melhor das hipóteses dão problema como todos os outros.  Ao invés de inovar ou tentar melhorar seus projetos, ela acha (e o povo também) que atingiu a perfeição em motores ao fazer o AP e que nada poderia ser melhor ele.  Mas tudo bem, pra fazer a droga de 1.0 que eles fizeram, era melhor continuar botando os AP em seus carros.

E o pior é a VW demonstrou completo desrespeito ao consumidor, não convocando um Recall e nem solucionando o problema.  O cara teve que ir na justiça.  Só a justiça pra forçar o Recall de cerca de 400 mil carros.  E você que tem um já sabe que terá que implorar para que comprem seu carro na hora da revenda.

Agora quem tem esses carros está com uma bomba nas mãos:  O motor não é confiável, se for um Fox pode cortar seu dedo, o carro é ruim e, portanto, quem é que vai querer comprar um carro desses?  Eu é que não quero.  Foi preciso que um cara fosse a justiça para que a montadora fosse obrigada a convocar o recall.  O Gol e Fox 1.0 passam a ser o segundo maior mico da indústria automobilística nacional, perdendo somente para o GM Agile.

E para você, que comprou um carro desses, um Gol ou Fox 1.0, só tenho a lhe dar isso:

Diploma de otário

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Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
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4 respostas para Das Auto? Aham, senta lá

  1. Pingback: Calço Hidráulico | Blog do Fernando

  2. SAE: Esse conjunto de três letras significa Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, e basicamente quer dizer qual o nível de viscosidade do lubrificante em temperaturas baixas e altas. Quando vemos o seguinte exemplo de especificação SAE 15W-50 podemos dizer que esse óleo possui viscosidade de número 15 nos momentos como a hora da primeira partida do motor e em temperaturas altas chega a 50, sendo assim, quanto menor o primeiro número mais fino é o lubrificante e quanto maior o segundo número mais grosso.

    • Completando: um óleo especificado como 15W-50 quer dizer que:
      15 é a viscosidade dele a 0° (chamada de viscosidade de inverno, indicada pela letra W de Winter). 50 é a viscosidade dele em temperatura de trabalho do motor.

  3. piracetam disse:

    trabalho em uma concessionaria volks ha 3 anos,meus amigos motor 1.0 ta por fora,ja troquei um monte agora o 1.6 é fera deveria acabar essa raça 1.0 e colocar 1.4 da kombi no lugar aí sim,quem concorda da joinha aí.

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