E o Whatsapp tornou meu iphone obsoleto

WhatsApp

No que depender da Apple e do Whatsapp, é ano novo, iphone novo.  Obviamente que a Apple disse isso, mas meu bolso disse não (ao menos não por enquanto).  Começou em dois de janeiro:  Fui olhar uma inocente mensagem recebida no Whatsapp, ele quis confirmar meu telefone.  Foi o fim do whatsapp pra mim.  Depois confirmada por aqui.

Depois de amaldiçoar Steve Jobs, mesmo sabendo que seu destino já foi selado.  Xinguei a Apple, mesmo sabendo que isso faria com que as ações da empresa desvalorizem 500%, tudo porque o aplicativo mais legal que eu tinha para o telefone agora não funciona mais.  E não há nada que eu possa fazer, acabou e pronto.  Só porque meu telefone é… antigo.

O conceito de obsolescência programada foi aplicado a perfeição no mundo da informática.  Sei que a tecnologia disparou, um computador comprado ontem pode se tornar obsoleto dentro de um mês porque a memória mudou de DDR2 para DDR3 ou o padrão de HDs agora é SATA3 e você só tem SATA2.  Agora tudo é HDMI, portanto se você não tem chora, e por aí vai.  Não vou entrar em explicações por falta de conhecimento.  Mas é mais ou menos assim:

Não importa se agora você tem a máquina mais moderna.  Se você agora tem um iphone 5 dentro de um tempo determinado pela Apple ele estará obsoleto assim como o meu bravo 3G está agora.  É cruel para você que comprou, mas é a vida da Apple.  Senão vejamos:

A qualidade dos produtos da Apple é inquestionável.  Um iphone é bem feito, funciona bem, é resistente, é legal, bem projetado…  Não tenho queixas do meu.  Ele faz tudo o que eu preciso.  Mas se ele faz tudo o que eu preciso, eu não comprarei outro.  Mas o negócio da Apple é vender iphones e ela precisa que eu compre outro.  Aí ela tem duas opções:

A primeira é fazer um iphone com prazo de validade.  Um telefone que “pife” depois de um tempo.  Mas esta estratégia é perigosa, pois ela não tem um controle tão bom sobre a fabricação, de forma que, se ela fixa a validade do iphone para 5 anos, alguns fatalmente falharão antes (é a estatística) e isso acabaria com a credibilidade da marca (lembre, a Apple é famosa por fabricar coisas robustas que funcionam bem e são resistentes).  Portanto não é interessante.  Mas ela tem a segunda:

Um iphone é um computador com um telefone embutido, já me dizia a moça que me vendeu o meu, portanto a Apple pode fazer o mesmo que se faz com computadores:  Forçar sua obsolescência via softwares.

Como?  Simples:  Veja quantas vezes a Apple atualiza seu ios.  Não vou dizer que isso é ruim, que ela faz isso só de sacanagem, com essa sórdida intenção, mas é certo que um pouco tem.  E nem é só a Apple, na verdade todo mundo faz isso.  Daí ocorre o seguinte:

Na primeira leva tem aquele cara que vira a noite na fila da loja pra comprar o telefone novo no dia do lançamento.  Esse sujeito é aquele que está ansioso pelas novas funcionalidades (que nem sabe quais são e nem precisava delas) e quer ser o primeiro a ter.     Mas nesse tempo ambos convivem bem, a novidade e o outro que todo mundo usa.

Com o passar do tempo, as novas coisas vão sendo desenvolvidas apenas para o novo aparelho e o seu já não suporta.  Você até fica chateado, as vezes coisas interessantes que são lançadas e que você não pode rodar no seu.  Mas tudo o que você já fazia no seu iphone, você continua fazendo.  É a hora em que você começa a perceber que está ficando para trás.

E aí, finalmente a empresa sepulta seu aparelho:  Descontinua o suporte e ninguém mais faz nada para ele.  Você se limita a usar o que tinha e, pior, assim como o Whatsapp, as funcionalidades vão morrendo.  Os programas forçam a atualização para funcionar, seu hardware não suporta mais a atualização e, portanto eles morrem.  Seu aparelho entra em estado terminal.  Note, fisicamente ele está perfeito.  Tudo funciona nele, só que não é mais interessante mantê-lo “vivo”.  E nem é possível visto que, se o hardware está bom, ele não serve mais para o software.

Veja meu caso:  quando comprei o iphone 3G o 4 acabara de ser lançado.  Eles viviam bem. Qualquer app que eu achasse legal, era só instalar.  Até uma vez em que um joguinho chamado “Pocket Planes” estava fazendo muito sucesso.  Fui querer jogá-lo e…  Não era compatível com o meu iphone.

Bem, fiquei chateado e tal, mas era só um joguinho.  Com o passar do tempo mais e mais coisas não podiam ser instaladas.  Os apps que eu tenho funcionavam, mas muitos não atualizavam mais (aliás coisa chata tudo ter que ser atualizado o tempo todo), até que chegamos a este momento.  As atualizações nas apps passam a ser compulsórias e você não tem como fazê-las.  Assim os apps morrem e você termina com o basicão e olhe lá.  E assim, embora em perfeito estado de funcionamento, os dias do meu iphone estão chegando ao fim.

O que dizer?  Que a Apple é uma empresa inescrupulosa, cruel, que não respeita o cliente, que temos que boicotar a companhia, etc e tal?  Se a Apple é assim, a Samsung também é, a GE faz o mesmo, até mesmo a Vassouras Rossi o faz.  A obsolescência programada é um conceito que mantém as empresas no jogo e, pasmem, gera empregos.  Meu iphone está só sendo vítima de um jogo que já tem quase duzentos anos.  Fazer o quê.

Isso também não é tão ruim.  Com atualizações, coisas novas e legais são incluídas.  Há seis anos eu sonhava com um Motorola V3 Black, hoje ele me parece um celular muito simples.  Não gastaria mais do que 100 reais em um.  Hoje tenho um iphone 3G que, no estado atual faz muito mais que o V3 e está obsoleto.  Acho estranho hoje não twittar coisas legais que acontecem quando estou no ônibus, no bar…  Isso era impensável no reinado do V3.  Então, é só parte da (curta) vida dos equipamentos e o preço que pagamos pela evolução.

Leia Também:

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Posts técnicos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para E o Whatsapp tornou meu iphone obsoleto

  1. Karla disse:

    o meu ficou um tempo sem o Whatsapp, mas consegui resgatar a versão antiga! então mesmo com Iphone 3g TENHO PELO MENOS WHATSAPP!

  2. Pingback: 7 dias com o Nokia Lumia 920 | Blog do Fernando

  3. Pingback: A Mecânica da fratura de um celular | Blog do Fernando

Deixe um comentário

