O Helicóptero dos bombeiros

Esquilo

Espantando as moscas do blog para uma nota triste:

Felizmente todo mundo se salvou.  O cara que estava se afogando e, principalmente os bombeiros a bordo da aeronave.  Mas foi chato ver essa aeronave envolvida no acidente.  Justamente a que eu tive um contato tão legal com ela.  Pude até filmar pouso e decolagem deste pássaro em uma nobre missão.

Tenho acompanhado aquela série do Discovery sobre os policiais de São Paulo (Águias da Cidade), uma das produções mais bacanas dos canais fechados aqui do Brasil.  aí aprendemos um pouco da rotina desse pessoal que trabalha nos céus.  O bacana é que os Águias, embora sejam policiais, as missões que eles cumprem são muito mais de salvamento, em detrimento das missões policiais (pegar bandidos).

Mas em SP bombeiros e polícia compõem uma única força, diferente do Rio em que são corporações distintas.  Assim, em SP os Águias atendem a ambos, enquanto no Rio a polícia e os bombeiros possuem frotas distintas.  Mas me assusta ver os Águias como um grupamento tão bem preparado e equipado e ver os bombeiros do Rio tão bem preparados mas nem tão bem equipados.

Certo, o helicóptero é do mesmo modelo que o dos Águias (o Esquilo, não entro em detalhes sobre versão), e nem dá agora para saber o que causou o acidente pra jogarmos a culpa em alguém e ficarmos de mimimi.  Quero seguir outra área:

Para cobrir o Estado do Rio os Bombeiros contam com uma frota insuficiente de helicópteros.  Os Águias paulistas devem contar com pelo menos uns 20 helicópteros para cobrir a região metropolitana, dando uma força no Litoral durante o verão.  Aqui, em caso de acidentes em uma rodovia, raramente você verá resgate por via aérea.

O Helicóptero operava em Copacabana, onde estava muito movimentado.  Mas aqui em Cabo Frio, com praias muito movimentadas também, não vi nenhum helicóptero.  Certamente isso não é vontade dos Bombeiros.

Isso porque faltam aeronaves, o que os obriga a priorizar locais.  Assim, em um acidente na Via Lagos por exemplo (com o pedágio mais caro do estado e sem uma mureta divisória), as pessoas não terão socorro por helicóptero.  As equipes de resgate terão que ir por terra, enfrentando o trânsito e os imbecis que usam a contramão e o acostamento, dificultando seu acesso e agravando o quadro das vítimas.

E eles ainda perdem uma aeronave.  O belo Esquilo 5 “Bravo Romeu Juliet” caiu no mar.  Pelo visto saiu inteiro, talvez volte a voar.  Se ele for perdido, os Bombeiros perderão uma aeronave que não será reposta tão cedo e menos pessoas serão salvas no mar, menos órgãos chegarão a tempo para transplante, menos gente será ajudada.  É triste.

Quando se fala na discussão dos Royalties de Petróleo, sou questão fechada que não deveria mudar a participação.  Afinal, quem produz é que tem direito.  Mas quanto as aplicações para esse dinheiro, deveria-se pensar um pouco nessas situações.

Por que não usar uma parte desses Royalties para aparelhar os bombeiros?  Afinal, esse dinheiro é para isso.  Será que nossos bombeiros estão prontos para atender a um derrame de óleo na costa?  Ou para um incêndio em um navio aliviador, duto, ou plataforma?  Será que nossos militares detêm os meios para defender as instalações em caso de agressão externa ou terrorismo?

Enfim, o fato é que hoje temos uma aeronave a menos salvando vidas no estado. E isso é de se lamentar.  Tomara que não dure tanto.  E desejos de todo sucesso do mundo aos Bombeiros, que continuarão salvando vidas, mesmo sem recursos.  E que os tripulantes acidentados se recuperem rápido e possam estar voando em breve.

Leia Também

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Aviação e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Helicóptero dos bombeiros

  1. Hernandez disse:

    Me espantaria se você falasse que era a favor da re-divisão dos royalts. Acontece meu caro, que o bem abaixo do solo é de propriedade da união, e o país é uma federação onde todos os estados/municípios deveriam estar em pé de igualdade em relação aos bens da união. Sendo assim TODOS os brasileiro tem o mesmo direito sobre o petróleo. Acontece que até hoje o povo brasileiro foi roubado pelos estados produtores, que usaram muito mal esse dinheiro roubado em suas orgias. Agora terão que chorar pelo tempo e dinheiro perdido. Ou segunda opção, pede pro seu governador deixar a federação e formem um país.

    Abraco

    • Então vejamos, que nossos políticos usaram esse dinheiro muito mal, isso é verdade. Só que se os Royalties fossem distribuídos para todo o país, a orgia seria entre todos os políticos do país. Melhor não…

      Você realmente acredita que a gana dos deputados em redividir os Royalties, que a presidenta barrou, tentando mil manobras se empenhando como nunca fazendo até parecer que deputado trabalha, para usar esse dinheiro em prol da população dos seus estados??? Mas é claro que não!!!! Eles querem é embolsar essa grana.

      Já que a riqueza é da União, que fique com a União, para ela investir em educação, saúde, Forças Armadas… Porque quando cai em estados e municípios, essa corja rouba tudo. Repassar para estados é aumentar o roubo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s