Fiz uma brincadeira no Twitter hoje que foi mal interpretada no Twitter. Bem, felizmente quem interpretou errado era uma pessoa civilizada e, ao invés de xingar muito no twitter e botar uma legião de seguidores cérebro pequeno para me hostilizar, ela veio, conversou comigo e tudo ficou na mais perfeita paz.
A brincadeira tem a ver com o 31 de março, dia do golpe militar. Eu tenho uma posição muito peculiar sobre o mesmo, de não ser a favor e nem contra. Na verdade, se eu vivesse naquela época, não faço idéia de que lado iria escolher, se escolhesse um. De qualquer forma, tenho pensado que esse golpe, embora antidemocrático e que muita gente tenha sofrido com ele, talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu para o desenvolvimento da história mundial. Algo como “dos males o menor”. Acompanhem-me num exercício de realidade alternativa, vamos pegar o Delorien para voltarmos ao 31 de março de 1964 e mudarmos a história de forma que não ocorra o golpe.
O presidente João Goulart não estava fazendo nada demais que justificasse ser retirado do poder. Contudo ele estava com políticas a esquerda que não eram as mais interessantes para o mundo ocidental. Ao mesmo tempo havia os generais da linha dura, loucos para “botar ordem” no país. Se o povo apoiasse a legalidade e o exército não obedecesse a linha dura, Jango ficaria no poder (na verdade foi o que ele tentou, voltar nos braços do povo, mas quem nasceu pra Jango nunca será Lula. Ou Getúlio). E aí, o que viria?
O problema é que no jogo de War que americanos e russos jogavam, o objetivo dos EUA era conquistar as Américas do Norte, central e do Sul, a Europa e mais um continente a sua escolha e o dos russos era a Ásia, Europa, América do Sul e central e mais um continente a sua escolha, os EUA perceberam o tamanho do problema que teriam no caso de um Brasil alinhado com a URSS. Se uma ilhota esquecida no mundo dava tanta dor de cabeça, imagina um país continental cheio de recursos e influência. O Brasil portanto era chave para os russos e americanos.
Fala-se na operação “Brother Sam” que dizia ter navios americanos com aviões e tropas prontos para o desembarque aqui. Se o golpe fracassasse essa opeação seria desencadeada e teríamos soldados americanos em território brasileiro. lógico que isso ia dar m. Haviam legalistas e golpistas no exército, e como eles se comportariam? Quem arregimentaria mais?
Ao mesmo tempo que os golpistas eram mais poderosos, o apelo de uma força estrangeira invasora acabaria fazendo a balança pesar para o lado dos legalistas (eu não gostaria de um exército estrangeiro aqui). E isso jogaria o país numa guerra civil. Quer piorar? Uma intervenção norte-americana poderia dar aos russos o direito de intervir também, haja visto que os americanos já o fizeram. Bem, se os russos entram na guerra, a guerra fria fica quente, e a foto abaixo é o que melhor traduz a zebra que ia dar.
Como você não é uma barata, consideremos que isso não aconteceu. Mesmo sem a intervenção norte-americana, caso João Goulart forçasse a permanência na presidência, uma guerra civil era inevitável. De todas as formas de guerra, a guerra civil é a pior de todas. Colocar um povo contra ele mesmo, brasileiros contra brasileiros, seria algo abominável.
Se houvesse a guerra civil, o país jamais seria o que é hoje. O Paraguai perdeu uma guerra há uns 150 anos e não se recuperou disso até hoje. Imagine então o Brasil com uma guerra civil. A unidade nacional talvez jamais fosse restaurada. Nossa economia seria arrasada, a infra-estrutura destruída. Talvez virássemos uma versão gigante do Haiti.
Então, acho que a história seguiu o curso menos doloroso. Muita gente morreu, foi torturada (pelos militares e pelos reacionários), mas não chegaria nem perto dos mortos e torturados por uma guerra civil. Depois de alguns anos, tivemos a anistia, e o país seguiu seu rumo. Hoje, por excessão de alguns setores revisionistas, o país está em paz, os militares nem cogitam qualquer ação política, aqueles que lutaram contra o regime estão no poder, os que lutaram a favor também, e ambos usam o poder para ganharem dinheiro. A economia cresce e pagamos mais impostos para sustentar mais vagabundos. Tudo normal.
Pingback: Algumas simpatias de São João segundo minha mãe | Blog do Fernando