Passamos os ingleses!!

Superamos a Inglaterra na economia.  Aliás, a Inglaterra não, o Reino Unido.  Some ao PIB da Inglaterra os PIBs da Escócia e da Irlanda do Norte, e o PIB brasileiro ainda é maior.  Além disso temos cinco copas do mundo e eles uma só.  Mas eles tem nove títulos de F1 e nós oito.  Se falarmos de medalhas de ouro olímpicas, bem, deixa pra lá.  Mas o papo é economia.

Tão logo veio a notícia de que passamos os ingleses muita gente comemorou por aqui.  É fato que passamos eles muito mais por culpa deles do que por mérito nosso, mas nossa economia anda nos trilhos, a deles não.  De qualquer forma somos oficialmente mais ricos que a Inglaterra.   Estamos em sexto no mundo, a Alemanha está na nossa alça de mira.  Devemos exigir desde já nossa vaga no finado G7 (ou precisa ter bomba atômica pra entrar?)

Mas aí, tome de críticas internas, de mimimi pra lá de que isso e aquilo, de que falta muito para atingirmos o padrão de vida deles (segundo o ministro, 20 anos).  Estão certos.  Temos a sexta economia do mundo, mas nosso padrão de vida é bem abaixo do que se esperaria do sexto país mais rico do mundo.

E essas críticas tem toda razão.  É verdade, temos muito que melhorar em padrão de vida, em ser um país, em civilidade.  Ah, a civilidade…  O Brasil talvez não tenha um padrão digno de sexta economia do mundo por culpa da civilidade.  E a (falta de) civilidade emana do povo.  É cultural.

Esses dias li no jornal que o carioca resiste ao ordenamento das ruas.  Continua querendo estacionar ilegalmente, continua ocupando calçadas, continua fazendo coisas que, embora pequenas contribuem para um grande caos que impera na cidade.  Não são só os cariocas, aqui em Petrópolis, num raro acerto, a CPTrans conseguiu acabar com o engarrafamento no Alto da Serra.  Bem, acabaria não fosse a burrice dos motoristas e ao egoísmo dos comerciantes.

Nesse país impera o individual sobre o coletivo sempre.  Assim, pouco importa a fluidez do trânsito.  Importa é que eu pare em frente ao local que eu vou, que se dane se será em fila dupla, faixa de pedestres, rampa de deficientes, cruzamento…  Importa meu conforto.  Como um cidadão com esse pensamento pode reclamar do trânsito e criticar o governo por não fazer nada?

Na quinta feira (22/12) estava um engarrafamento dos infernos na av. Brasil.  A faixa seletiva é a única que fluia um pouco.  Ora, o objetivo dela é ser mais rápida justamente para que os ônibus passem, e estes, por serem coletivos devem ter prioridade.  Mas sempre tem o imbecil que usa essa faixa com seu carro.  A causa do engarrafamento?  Um desses seres controlando automóveis quis entrar na seletiva e acabou batendo em um ônibus que estava em seu lugar correto.  O acidente interditou duas pistas da av Brasil e deixou milhares de pessoas presas no trânsito, sob sol escaldante.  Nem todos os carros e ônibus possuem ar condicionado.  Assim, por causa da imbecilidade de um, milhares de cariocas passaram por desconforto.

Aí um cara que corta pela seletiva não tem direito de exigir qualquer coisa em termos de trânsito, pois ele não o respeita.  Se o governo não faz nada pelo trânsito, ele faz pior, pois faz coisas para piorá-lo.  Nenhuma pessoa pode reclamar da corrupção em Brasília se anda com os documentos do seu veículo atrasado e corrompe policiais para escapar.  Nenhuma pessoa que ande com uma moto sem placa pode reclamar da violência e dos bandidos, se ele mesmo é um sobre duas rodas.

Para que o Brasil chegue a um padrão de vida inglês, serão bem mais do que os vinte anos previstos pelo ministro.  Na verdade sou pessimista de acreditar que jamais chegaremos.  Pois corrigir esses hábitos do povo passa por dar-lhe cultura e educação.  Contudo, cada vez mais é o que menos tem se dado a nossas crianças.

Então, melhor nos contentarmos em ficar a frente dos ingleses na economia e no futebol.  Pois na F1, padrão de vida, e cultura…  Nunca serão.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Passamos os ingleses!!

  1. Pingback: O Congresso que merecemos | Blog do Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s