Monocultura Esportiva

Observe a foto:

Anúncio de meia página do caderno de Esportes do Globo de 01/11/11.

Vendo o teor desse anúncio entendemos porque o povo brasileiro ainda vive na monocultura esportiva, onde o único esporte que existe é o futebol, o resto é o resto.  Assim, o único esporte que seu filho pode praticar é futebol, e pouco importa o que os esportistas das demais modalidades estão fazendo.

Mas esse mesmo povo adora quando surge um campeão em outra coisa, a TV só mostra outra modalidade se tiver um brasileiro por lá, e esse povo critica pesadamente quando uma Daniele Hipólito cai na apresentação, quando uma Jade Barbosa erra, quando uma Fabiana Murer perde uma competição em situação absolutamente normal.

Esse povo critica o Rubens Barrichello e o Felipe Massa porque não ganham nada, critica Torben Grael e Rodrigo Pessoa porque eles tem grana, criticam o Cielo se ele não ganhar, criticam Thiago Pereira porque ele perdeu para o Michael Phelps…  Enfim, metem o pau nos atletas.  Mas não entendem nada – e nem querem entender – dos esportes que esses homens e mulheres praticam.

O anúncio acima, claro, não é voltado ao povão.  É um anúncio para empresários.  Até compreendo, por ser a chamada para um congresso internacional de futebol (Soccerex, aliás, nem os americamos chamam mais nosso futebol de soccer), que eles puxem a brasa para o lado da sardinha deles.  Mas inadmissível é ver as marcas que apóiam isso:

Tem a Adidas, famosa marca esportiva.  A Adidas não está só no futebol.  Não é só a camisa do Fluminense.  Tem uniforme de tenistas, corredores (aliás, o mais famoso tênis de corrida é adidas), até mesmo o uniforme do All Blacks é adidas.  Bola fora dos alemães.

Banco Itaú.  Depois, quando vermos durante as olimpíadas que o Banco Itaú está na torcida pelos nossos atletas, desconfie.  Eles estarão torcendo pelo timinho que o Mano mandará para Londres e só.  Aliás, esse anúncio lembra as olimpíadas pré Barcelona 92, onde tudo o que importava era a seleção ganhar o ouro no futebol.  Dane-se o resto.  Daí voltávamos uma ou duas medalhinhas.

O pior de todos é o do governo do estado.  Que o governo apóie uma convenção internacional, beleza.  É lucro para a cidade, para o estado.  Mas ele deveria tomar cuidado com os anúncios onde sua marca aparece, pois esse anúncio pegou mal para todos os outros esportes.  E isso num estado cuja capital sediará os jogos olímpicos.  É no mínimo feio.

Portanto, antes de criticarmos qualquer atleta brasileiro, em qualquer modalidade, vamos primeiro pensar nisso:  Esse país só pensa em futebol.  Não gostamos do resto dos esportes, gostamos apenas dos campeões dos outros esportes.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Monocultura Esportiva

  1. Pingback: Transmissões esportivas no Brasil | Blog do Fernando

  2. Ricardo Martins disse:

    Concordo plenamente, Fernando. Aliás outro dia estava vendo um programa da ESPN em que debatiam a situação do basquetebol feminino brasileiro. O apresentador reclamou que tinham muitos e-mails exigindo o futebol no programa. Achei o cúmulo; em pleno ano olímpico e ainda o “brasileirão” é o único destaque dos meios de comunicação e o público ainda exige isso. Em outro programa, o da SPORTV um cidadão menosprezou tênis de mesa (modalidade ppor mim praticada” e saltos ornamentais. Enquanto Neymar ganha 6 mi por ano, a maioria de nossa delegação sobrevive de bolsa-atleta. Legal seu texto. Nada contra futebol, mas tudo contra essa monocultura.

    • Pois é cara. Eu adoro futebol também, se você olha o Blog eu costumo falar de futebol. O problema é exatamente só ele importar no Brasil.
      Estamos as vésperas de jogos olímpicos, e ninguém tá dando a mínima (claro que com uma bela ajuda da Globo, que está fingindo que nada está acontecendo). Mas, é bem por aí mesmo.

  3. Pingback: É nóis no Parapan | Blog do Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s