O Buraco da Águas do Imperador

Ele não é novo.  Na verdade é sazonal, aparece umas três a quatro vezes por ano.  Mas eis que ele surge aqui de novo.  Eu tenho um buraco na frente da garagem provocado por uma tubulação de água que dá uma baita dor de cabeça.

Começou na terça, 11/10, véspera de feriado.  Um filete de água bobo.  Mas claro, água sempre arruma seu caminho e logo o filete já se transformara em um buraco.  Que só fez aumentar.  Para sair de carro, bastava acertar a mira para evitar cair nele.  No domingo, 16/10, a coisa já ficou preta.  O buraco já estava de tal tamanho e profundidade que só com ajuda consegui sair com o Red 5 da garagem (saindo de ré, e descendo uma rampa, o buraco fica em um ponto cego).  Quando fui entrar, no domingo a noite, chequei o terreno e entrei com medo.  Ao entorno do buraco o terreno já cedia.  Entrei com o c* na mão.  Agora já não dá mais pra sair.

Vamos aos culpados:  Eu disse que esse vazamento é sazonal.  Ele vaza, a companhia vem aqui conserta e todos ficam felizes.  Meses depois lá está o vazamento novamente.  Praticamente no mesmo lugar.  Isso já denota a qualidade do conserto.  Eu não consigo entender porque eles não trocam a tubulação que tem pelo menos 25 anos (está aqui desde que eu me dou por gente).  A tubulação é de responsabilidade da companhia, pois está na adutora e nada tem a ver com os clientes.

Agora, vamos fazer umas contas para se ver a burrice da companhia Águas do Imperador:  O vazamento está aqui desde 11/10.  O dia desse post é 18/10.  Vamos considerar que o vazamento começou na hora que eu o vi, por volta das 20h de sexta.  Avaliando visualmente, estimo uma vazão, sendo conservador, de 2 litros por minuto (2LPM).  Ou seja, a Águas do Imperador em sua velocidade para efetuar o conserto está jogando 120 litros de água por hora.  Até hoje eles já jogaram fora 17760 litros. Quase 18 metros cúbicos.  Essa quantidade de água é equivalente ao consumo da minha casa de três meses.  Dá um prejuízo de uns 100 reais com o consumo calculado pela conta.

Mas o pior é a quantidade de água desperdiçada.  Não é qualquer água, é água tratada.  Água captada das fontes, mananciais de rios, bombeada, tratada, distribuída e… jogada na rua.  18 metros cúbicos.  18 mil litros.  Tem cabimento?

Sendo otimista, com o Red 5 preso, a sábia Águas do Imperador está me proporcionando a economia forçada de alguns litros de gasolina.  Tudo bem, eu sempre vou trabalhar a pé e de ônibus mesmo.  Durante a semana eu raramente uso o Red 5.  Mas, caramba justamente na semana que o Red 5 está preso está chovendo.  E, convenhamos, não é legal andar 2km sob chuva para ir e voltar do ponto de ônibus se você tem um carro na garagem.  Devo esta para vocês Águas do Imperador.

E se eu sair na marra?  Tá, aí eu caio no buraco e o Red 5 fica preso.  Provavelmente isto danificará a pintura e o parachoque.  No mínimo.  E quem pagaria?  A Águas do Imperador?  Deveria.  Mas aqui é Brasil, então, como diz-se na internet:  Senta lá, Cláudia.  Fora o reboque para tirá-lo de lá, a rua é passagem de ônibus, portanto eu terei dor de cabeça e provocarei uma para um monte de gente.

Aí reclamei com a Águas do Imperador.  Eles pediram 72 horas para resolver o problema.  72 horas! Para fazer um remendo na tubulação (porque achar que eles farão o que deve ser feito, é sonhar demais).  Em mais três dias, assumindo que eles virão as oito da manhã de daqui a dois dias (o que dará na quarta-feira 19/10) teremos jogado mais 3840 litros de água fora.  No total então, nossa querida Águas do Imperador tirou do planeta 21600 Litros.  21,6 metros cúbicos de água.  O planeta agradece.  Os habitantes do Saara e os sertanejos do nosso Nordeste passam a vida sem usar essa quantidade de água.

Aqui pertinho, na Praça Pasteur, vi outro vazamento.  Não vou entrar no mérito da conta desse.  E olha que eu estimei uma vazão baixa para esse vazamento.

Portanto, sempre que pensarem em desperdício de água, pensem em Águas do Imperador.  Eles são craques nisso.  Quando precisarem de reparos em tubulações, não pensem neles.  Eles são lentos e incapazes.  Se precisar de um buraco na frente de sua garagem, para você não poder sair com seu carro, aí sim, é a especialidade deles.

Abaixo umas fotos legais do nosso amigo.  Clique para ver descrição:

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Causos, Red 5 e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

