Os desenhos do Facebook

Foi de repente.  Um dia entro no facebook e a timeline estava cheia de caras de desenhos animados.  Não entendi nada.  Nas minhas atualizações, 50 pessoas haviam mudado seus avatares para desenhos.  Um rápido rolar da timeline e estava a explicação:

Alguns amigos compartilhavam uma mensagem dizendo que estavam com avatares de desenhos para protestar contra a violência infantil.  Certo.  Mais um movimento de redes sociais.  Ano passado, no dia das crianças o pessoal colocou foto deles como crianças no twitter.  Agora esse ano é outra coisa.  Beleza.

Li no G1 (aqui) que 100 mil pessoas aderiram a campanha.  É um número expressivo.  Vai diminuir a violência infantil? Claro que não. Vai contribuir para conscientizar os que causam violência contra as crianças? Não. Tirará pivetes das ruas? Não. Reduzirá a pedofilia? Óbvio que… não.

Mas essa campanha teve um outro efeito.  Achei um barato olhar minha timeline e estar repleta de recordações de infância.  Infância e adolescência (muitos desenhos que o pessoal colocou eu já era mais velho).  Mas sempre lembra coisas legais.

Teve uma que colocou um avatar do desenho do Grump (Here comes the Grump – Grump, o feiticeiro trapalhão).  Eu lembro desse desenho passando bem cedo no programa da Xuxa (devia ser o primeiro do programa).  Era engraçado.  Interessante é que eu já havia citado o Grump aqui no Blog (contra o Akinator, lembra?) no ano passado.

Outros mais clássicos e famosos da infância estavam lá.  Vi o Pica-pau, Tom e Jerry, Zé Colméia, Manda-Chuva…  Esses desenhos me lembraram da boa época de criança e como os desenhos eram bem mais legais.

Vendo os episódios de Pica-pau notamos como ele era politicamente incorreto. Hoje em dia o que o Pica-pau faz jamais seria tolerado em um desenho, pois as crianças poderiam imitá-lo, incitaria a violência, o racismo, a intolerância, o Bullying, etc…  Esse desenho seria censurado pelos seus produtores.  E no Tom e Jerry, que além do Bullying e da violência os personagens costumam filmar (Se feito hoje, certamente o marinheiro Popeye não teria o tradicional cachimbo).

Vi outros de quando era um pouco mais velho também.  Os Simpsons (é, o desenho está no ar há 22 anos) e Cavaleiros do Zodíaco dominavam.  O anime dos Cavaleiros, quando passou pela primeira vez eu estava na oitava série e, embora já velho para brincar de cavaleiros, assistir ao desenho era obrigatório (sob pena de não ter assunto no recreio do dia seguinte).  Alguns colocaram o Doug Funnie.  O Doug durou pouco, mas aposto que marcou uma geração que, assim como eu, tinha a mesma idade que os personagens do desenho:  A transição da infância para a adolescência.  Infelizmente a Disney comprou o desenho e o estragou.

Mas enfim, o fato é que eu não acho que colocar personagem de desenho animado no avatar sirva para algo mais do que isso.  Por mais engajada que seja a pessoa, não acho que isso serve para alguma coisa.  Mas, essa modinha de facebook, se não serviu para protesto nenhum teve um efeito bem mais legal:

Nos fez recordar nosso tempo de criança, quando as coisas eram mais simples, mais felizes e mais puras.  Colocar os personagens que nos divertiram na infância (e nos divertem até hoje) ao menos tornou o facebook mais divertido.

Eu não sou muito de ir nas modas de redes sociais, mas aderi a essa e mais ainda:  Inspirado no Grump, fiz o Super Fernando´s Hyper Cartoon Challenge:  Até o dia das crianças, todo dia vou botar um personagem vindo do limbo dos desenhos como avatar.  O jogo é tentar adivinhar quem é o personagem e de que desenho ele vem.

Na quarta feira (12/10) eu respondo todos aqui no Blog.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Causos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s