A Odisséia do Red 5

Sexta feira, 29 de julho de 2011.  06:00h. Red 5 sai de sua garagem para aquela que se tornaria a maior viagem de sua vida.  ao total, até o retorno foram 760 km, 18 municípios.  Red 5 enfrentou vento, engarrafamento, asfalto, poeira, estrada de terra, quebra-molas, motoqueiros, praia, areia e eu.

A viagem tinha escalas.  Saindo de Petrópolis, uma parada em Xerém para um Splash and go e firme no curso.  Parando no Rio de Janeiro pois sexta ainda é dia de trabalho.  Folga para o Red 5 em um estacionamento do centro.

17:15 – Saindo do Rio de Janeiro.  Inicia-se o cruzeiro rumo a Rio da Ostras.  A saída do Rio de Janeiro foi péssima, gastei 45 minutos só para atravessar a ponte presidente Costa e Silva (Rio – Niterói). Típico para uma sexta.  O que eu não esperava era enfrentar trânsito lento até São Gonçalo.  Logo em seguida mais retenção em Manilha.  O tempo de viagem estimado que era de três horas acabou sendo bem maior.

Na BR-101 a segunda parada da odisséia, para um novo Splash and go (dessa vez meu) no Kioske do Alemão.  O trânsito melhorou bastante na Via Lagos.  A Via Lagos merece um post a parte (algum dia).  Chegando em São Pedro D´aldeia correção no rumo que agora segue pela RJ 124, que me acompanhará até o destino.  Cheguei por volta das 22h.  Fui recepcionado com um churrasco.  Não podia ser melhor.

Sábado, 30/07/2011 – Curso acertado para Arraial do Cabo.  Saindo as 09:30h.  Apesar do monte de radares, que são necessários e melhores que quebra-molas, a estrada está muito boa e chega-se bem por lá.  Em Arraial fui a um local inédito pra mim, o Pontal do Atalaia, uma montanha de onde se tem uma bela vista da praia.  O Red 5 encarou o morro com valentia.  Depois ele foi mais castigado, pois ainda voltamos a Cabo Frio, para comer e passear mais um pouco.  Depois, de volta para a casa, com mais algumas paradas.

Domingo 31/07/11 – A rota do Red 5 inclui Cantagalo, Macaé, volta a Rio das Ostras até Barra de São João.  Tem uma praia bem interessante por lá com péssimas ondas.  Lembra as praias de Macaé.  Depois, de volta a Rio das Ostras e a noite o retorno para Petrópolis.  Com um Splash and go para o Red 5

Retornarei a esta viagem nos próximos posts, com fotos.  Aqui eu queria narrar a aventura do Red 5.

O Red 5 teve o óleo trocado as vésperas da viagem, agora ele anda com um 15W40.  Por ser um óleo mais viscoso que o anterior, eu esperava um aumento no consumo.  No entanto, o que ocorreu foi justamente o contrário.  Até a Serra, que foi o ponto de maior consumo, o computador de bordo marcava 14.1 km/L para a viagem toda.  E isso com trânsito urbano, engarrafamento na estrada e umas esticadas de velocidade que me permiti no trecho Magé – Washington Luiz.  Aparentemente houve um ganho de potência também, pequeno, mas houve, pois eu era capaz de manter a velocidade em giros menores do que antes.

Viagem em números:

  • Distância percorrida:  760km
  • Tempo rodando:  10h:30min
  • Média de consumo:  13.9 km/L
  • Velocidades em estrada:  Min 40km/h, cruzeiro 110km/h, máxima 140km/h
  • Gasolina consumida:  55L
  • Gastos em Pedágios:  R$ 46,50 (um assalto, concordo)

Municípios visitados:

  1. Petrópolis
  2. Duque de Caxias
  3. Rio de Janeiro
  4. Niterói
  5. São Gonçalo
  6. Itaboraí
  7. Tanguá
  8. Rio Bonito
  9. Iguaba Grande
  10. São Pedro da Aldeia
  11. Barra de São João
  12. Rio das Ostras
  13. Arraial do Cabo
  14. Cabo Frio
  15. Cantagalo
  16. Macaé
  17. Guapimirim
  18. Magé

No balanço final, o Red 5 se comportou muito bem, superou as expectativas que eu tinha para ele nessa viagem.  Não vejo a hora de repetir.  Tudo o que ele precisa agora é de uma boa lavagem.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Diários de Viagem, Red 5 e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Odisséia do Red 5

  1. Pingback: Quanto mais idiota melhor | Blog do Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s