A piada do pinguim e do doce de leite – Explicando as origens

Então, vocês já ouviram a piada do pinguim e do doce de leite?  Não? É assim:

“Tinham dois pinguins num iceberg… Aí tumm, o iceberg começou a rachar. Cada um foi boiando pra um lado… aí um pinguim falou:
-Tchau pingüim
e o outro
-Tchau pingüim doce de leite!”

Essa piada é extremamente ridícula e sem sentido (sem falar que é sem graça).  Se você já a ouviu e não riu, não se preocupe, você é normal.  O sentido dessa piada é fazer uma pegadinha com as pessoas.  Funciona assim:

Você está em um grupo de amigos.  Todos sabem da piada, menos você que é o trouxa que vai cair nela.  Daí, um sujeito conta essa piada, todos riem e você, como não achou a mínima graça não ri.  E as pessoas te zoam por isso.  Se você rir é pior ainda, pois você acompanhou a risada dos outros, que estavam rindo de você.  É uma situação sem saída e irão zuar você mesmo.

Mas, é só isso?  Eu caí nessa pegadinha e fiquei pensando que mente insana bolaria uma piada tão idiota?  Pesquisando na minha memória para cultura inútil me lembrei de algo que pode ter sido a origem da piada.

Há muitos e muitos anos, a Globo exibiu uma novela (não lembro mais o nome, no chute era Pátria Minha), no horário das 20h (ah é, naquela época a novela das oito começava as oito) em cuja polêmica era a troca de crianças da maternidade.  Foi assim:

Um casal rico (Se bem me lembro era a Vera Fischer e José Mayer) teve um filho no mesmo dia e local que um casal pobre (só lembro o pai, que é o cara que hoje interpreta o Mendonça na “Grande Família”).  Como bebê é tudo igual, os garotos foram trocados.

O tempo passou, cada um seguiu sua vida e o garoto rico era moreno, o que levantava suspeitas sobre o pai da criança.  Mais ainda, o José Mayer, como sempre passou o cerol no elenco feminino todo e, portanto eles estavam a beira de um divórcio.  O garoto pobre, branquinho, mesmo filho de uma negra (mas com pai branco) vivia tranquilamente na favela onde nasceu.

Ocorre que, mesmo anos antes de falarmos desse negócio de Bullying o garoto rico, estuando em uma escola para ricos e sendo o único moreno da escola ganhou o singelo apelido de “Doce de Leite”.  O garoto pobre era chamado de “Pinguim.” Sacaram a ligação?

E aí no transcorrer da novela, eles tentaram destrocar os garotos, mas obviamente um não se adaptou a vida do outro, eles tentaram dar uma vida comum aos dois, mas chega a um ponto que um acha que a sua família o rejeitou e ambos fogem de casa, e esses dois garotos acabam aprontando todas e se metendo em altas confusões (só pra ficar na Globo).

Por fim, os garotos ficam amigos e forma-se na trama a dupla Pinguim e Doce de Leite, pois o garoto rico conta ao pobre o apelido e o pobre ensina ele a levar na esportiva.  A novela tem final feliz, claro, e José Mayer e Vera Fischer não se separam (do tempo em que final feliz era quando o casal terminava junto) e as famílias também se tornam amigas bem como os garotos que aprendem a curtir tanto a favela quanto a casa dos ricos.

Mas daí, entenderam de onde pode ter surgido essa piada?  Claro que é só uma teoria.  Ah sim, lembrando que este post foi escrito sem auxílio do Google, portanto pode conter diversos erros, afinal minha memória é falha.  Deveríamos ter um IMDB de novelas para tirar as dúvidas.  Mas a junção de Pinguim e Doce de Leite veio desta novela.

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Ficção, Posts técnicos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para A piada do pinguim e do doce de leite – Explicando as origens

  1. Olá Fernando, tudo bom?!

    Adorei a sua avaliação do blog que vai de “tosco” a “uma merda”. Bom demais, cara!

    Sobre seu texto, eu é que fiquei boiando, haha. Nunca ouvi falar dessa “piada” e muito menos da novela. Não é do meu tempo, haha… brincadeira. Você é novo também. Conheço uma piada deste tipo, pra zuar quem vai ouvir, mas é diferente da sua.

    Mas adorei o modo como você escreve. Parabéns.

    Até mais.

    • Li no seu Blog que você é perfeccionista. Bem eu também sou (desorganizado também), daí a forma de avaliação. Acho bem improvável que eu consiga um texto bom, daí essas categorias. Lendo o resto do Blog você entende.

      Então, quanto a piada, eu tive contato com ela na faculdade. Acho ela muito ridícula, nem como pegadinha ela é boa, mas enfim… A novela, realmente tenho memória dela, eu era criança, e justamente marcou esse lance do Pinguim e Doce de Leite, que foi uma grande zuação nacional na época.

      Seu Blog é bem legal também. TCC é uma barra. Bjs

  2. Vou tirar essa parte de perfeccionista do blog… já tá muito clichê e eu não gosto de coisas repetitivas, hehe, todo mundo diz que é perfeccionista. Além disso, sou muuuuuito mais desorganizada do que qualquer outra coisa.

    Parabéns por sua memória! Ter memória boa é uma excelente qualidade… e às vezes, um defeito.

    Sobre seus textos, os que li eu gostei. Vou “assinar o feed” e ver se os próximos são bons mesmo ou se sou eu que estou boazinha hoje.

    Tudo de bom pra você!

    • hahahaha, as pessoas geralmente vão em cima daquilo que não gostamos.

      Não vou te animar, eu classifico meu Blog das piores maneiras possíveis (já deve ter notado, pela classificação dos posts)

  3. Pingback: 15000 | Blog do Fernando

  4. disse:

    A novela se não me falha a memória é de Corpo e Alma. Era da chata da Glória Perez e lembro que foi a mesma novela que morreu a filha dela a tesouradas!

  5. Pingback: A longa viagem da Morena à Turquia | Blog do Fernando

  6. MIRANDA SANTOS REZENDE disse:

    CONCORDO PLENAMENTE ESSA PIADA E RIDICULA E PIOR PRA MIM PORQUE EU FUI A UM ACAMPAMENTO QUE SO TINHA MUNITOR QUE RIA DESSA PORCARIA DE PIADA

  7. dudu disse:

    que viagem cara
    a piada original:

    Haviam dois pinguins no topo de um iceberg quando um navio desgovernado acerta o meio da monanha de gelo dividindo-a em duas metades. cada uma com um pinguim nessa situação um dos pinguins grita:

    P1: Adeus Pinguim

    P2:Adeus doce de Leite!

    P1: Porque você me chamou de Doce de Leite?

    P1: Ué você Acabou de me chamar de Pudim!

  8. Leonardo disse:

    Rapaz, existe um IMDB para novelas, http://www.teledramaturgia.com.br.
    Me ajudou muito quando eu estava na faculdade e precisei fazer um trabalho sobre as novelas.

Deixe um comentário

