A História sendo feita

Olhando as notícias que chegam do mundo, mesmo que o país esteja mais preocupado com o que acontece no BBB vemos que uma grande transformação histórica está tomando forma:

Tudo começou com o Wikileaks.  O site começou a vazar informações secretas dos governos do mundo todo.  Eles não perdoam ninguém.  Aposto que muito governante e ex-governante deve estar em pânico em suas casas agora só de pensar em um site desses divulgar seus atos secretos no poder.

Agora não há mais segredo que fique oculto por muito tempo, os arquivos secretos dos governos podem ser violados a qualquer momento expondo suas decisões e explicando as consequencias das mesmas.

Daí que o mundo árabe começou a acordar.  Por todos os países dessa região começaram a suscitar manifestações, a princípio tímidas, mas que logo foram ganhando número e aumentando seu barulho.  Em semanas os egípcios já haviam derrubado seu presidente.

Os países árabes tem dois tipos de governo:  Ou monarquia, mantida por sheiques ou famílias reais que se perpetuam no poder ou por presidentes que se eternizam no cargo.  Basicamente muda-se apenas o nome do cargo.  Ocorre que os árabes se cansaram disso.

Estão cansados de terem um governante com uma Ferrari para cada dia do ano enquanto eles passam fome.  De famílias que vivem no luxo extremo as custas do petróleo e outras riquezas que eles extraíram e nada ganharam com isso.  E agora eles sabem disso.  Os governos reagem, tentam reprimir o povo, mas suas forças estão contra eles também, afinal são homens do povo.  Os pilotos Líbios desertaram com seus caças ao invés de atacarem civis o que era sua missão.

Antes os governos se mantinham através de censura e controle a imprensa, mas com a internet isso se torna impossível.  Qualquer um hoje pode produzir e publicar conteúdo na internet que o mundo inteiro possa ver.  Veja este blog por exemplo:  Está aí para o mundo inteiro ver.  E estou falando dessa crise árabe.  Será que serei censurado lá?  Mas eles não tem tempo de ver algo pequeno como este blog, e como ele vários surgem e as autoridades não conseguem censurá-los e assim a informação não tem dono, não tem quem a bloqueie.

E muito embora a revista Veja prefira passar ao largo, colocando o Luciano Huck e a Angélica na capa enquanto a crise internacional mais importante desde o 11 de setembro se desenvolve, a história está sendo feita.  E a nova ordem do mundo se mostra.  Os EUA não são mais a superpotência que ditam o que deve ser feito no mundo:  Na crise do Egito, a Casa Branca tinha um plano de manter Mubarak no poder e antecipar as eleições onde ele não poderia concorrer.  Faltou combinar com os egípcios.  Eles não toparam e mantiveram-se nas ruas até que o presidente renunciasse efetivamente.  O plano de Washington falhou retumbantemente.  Em momento algum a solução americana foi levada a sério no Egito.

E o pior, ou melhor, o sucesso no Egito levantou multidões ao longo dos outros países.  Já há registros de protestos no Sudão, Líbia, Bahrein, Marrocos e Tunísia.  Em comum, todos querem reformas nos sistemas que dê mais poder ao povo.  São os árabes descobrindo a democracia e gostando dela.

Vendo a queda de um ditador e esperando as demais, podemos ver que, tendo sucesso, o mundo será um péssimo lugar para ditadores e monarcas absolutistas e ostentadores, e que, o tempo desse tipo de governante está no fim.  Em breve os venezuelanos acabam por também acordar e mais um tirano será expulso do poder.

Como disse a Galadriel no primeiro “Senhor dos Anéis” o mundo mudou.  E agora não há mais volta.  Viva aos árabes que protestam, lutam e morrem por seus direitos, dignidade e seu país.  Estamos juntos nisso.  Espero que os historiadores tenham um capricho com esses eventos, pois estamos vendo a história sendo feita.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A História sendo feita

  1. Pingback: A História sendo feita | Blog do Fernando | Via Media

  2. Pingback: A História sendo feita | Blog do Fernando | Via Media

  3. Pingback: Líbia | Blog do Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s