Fluminense

E o Fluminense é o campeão Brasileiro de 2010.  Desde 2000 um campeão brasileiro não me deixa tão feliz.  Certo, eu não torço para o Fluminense, mas tenho uma história com o tricolor das Laranjeiras que me faz ser um admirador do time.

Meu pai torcia para o Fluminense.  Ele não era do tipo ligado em futebol sempre, mas gostava de acompanhar ao jeito dele.  O Fluminense podia ser campeão do mundo que ele não esboçava nenhuma reação além de sorriso.  Mas me contava muita coisa da história do clube.  Graças a ele uma passagem engraçada que tem a ver com o clube ficou marcada em mim, que duvido que os tricolores que lerem se lembrarão:

Em um episódio de Caverna do Dragão os garotos, a mando do Mestre dos Magos vão ver uma árvore que sabia de tudo.  Para desafiá-la o Bob (aquele garoto chato do tacape que nunca deixava os outros voltarem pra casa por causa do unicórnio mais chato ainda) pergunta quem venceu a taça de ouro de 1981.  A árvore responde que foram os anões derrotando os Orcs.  Diante da cara de espanto dos garotos ela completa com a frase:  “Mas se você se refere a do seu mundo foi o Fluminense vencendo o Vasco por 3X2.  Obviamente isto foi um arranjo do tradutor.  No original em Inglês certamente o garoto teria perguntado por uma World Series ou um Superbowl mas nos tempos pré-globalização nem 1% do público do desenho entenderia a piada.  Mas isso sempre servia para ele dar uma mexida comigo.

Além do meu pai, muita gente que eu prezo muito nessa vida torce para o Fluminense.  Isso me faz ter um apreço especial por este time.  De fato, só torço contra o Fluminense quando o jogo é Fluminense X Vasco.  Nunca gostei de ver o Flu se dando mal.  Desde que não atrapalhando o Vasco, claro.  É engraçado que, gostando das pessoas levamos esse bem-querer a coisas que as pessoas gostam.  Lembro da final da Libertadores 2008 em que torci mais para o Fluminense do que muito tricolor.

Este Flu campeão então é um caso a parte.  No ano passado acompanhamos um clube desacreditado e desmoralizado com 99% de chances de ser rebaixado protagonizando a arrancada mais linda do campeonato.  Emplacando uma campanha surpreendente na última rodada o Flu livrou-se do rebaixamento deixando os matemáticos sem emprego.

Para quem achava que essa arrancada por si só já merecia um capítulo na história do clube, eles acharam que não.  E o clube seguiu sua campanha no brasileiro desse ano arrancando na raça um título que não era para ser seu (A CBF e a Globo achavam mais “conveniente” que o campeão fosse o Corinthians).  Ao final, eis que o Flu é campeão brasileiro, algo que não ocorre desde 1984.  Ou seja, uma geração inteira de tricolores não tinha visto seu time ser campeão brasileiro.

Por tudo o que fez, e representou, pela bela página que escreveu no futebol brasileiro, com direito ao técnico esnobar a CBF e dar uma bela saia-justa no Ricardo Teixeira, pela história de superação e de luta sempre, o Fluminense merece mais do que ninguém esse título.  E muita gente que não torce para o clube acha o mesmo.  Simplesmente por gostar de futebol e dessas histórias de superação.

Eu em particular fico muito feliz, pois ver o Fluminense campeão evoca lembranças do meu pai, dos tricolores da minha família e dos tricolores que conheci na vida que aprendi a admirar, respeitar e querer o bem.  O Fluminense me lembra um tempo em que as coisas eram mais felizes e mais simples.  Acho que é por isso que gosto tanto desse clube.

“O Fluminense é o único Tricolor.  Os demais são apenas times de três cores” – Nelson Rodrigues

 

 

 

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Fluminense

  1. Amigo, claro que fiquei muito feliz ao ler este post. Obrigado pela homenagem. Realmente foi na raça este título.
    Somos guerreiros.
    Ah..já estamos preparando sua carteirinha tricolor como “Cidadão de Honra” do nosso Clube.
    abç.!

  2. Pingback: Vasco da Gama | Blog do Fernando

  3. Pingback: Blog do Fernando

  4. Pingback: Camisa do Vasco | Blog do Fernando

Deixe um comentário

