Brakes on

Já pararam pra pensar na importância dos freios de um carro?  Sim, depois do motor é o componente mais importante do carro.  Manter os freios em bom estado é algo essencial para salvar a sua vida.  Não só os freios.  Todos os componentes responsáveis pela parada do carro.  Isso inclui principalmente os pneus.

Na segunda, 01/11/2010 saí do trabalho e fui ao Caxias Shopping. Minha, minha irmã e meu sobrinho estavam lá.  encontrei com eles, lanchei e fomos subir a serra de Red 5.  Na Washington Luiz há uma obra, um pouco mais pra cima, próximo a Reduc.  O problema é que houve um acidente antes e na minha frente seguia um Gol cuja luz de freio não estava legal.

O Gol freiou por conta da retenção e eu só consegui afundar o pé no freio até onde dava.  Para sorte o sistema de freios do Red 5 está impecável.  Freiamos forte, reduzindo de 100 km/h a zero em algo em torno de 20 metros, parando a 30 cm do parachoque do Gol.  Ao final da freada as rodas travaram e o Red 5 cantou pneus, soltando a característica fumaça e deixando minha marca no asfalto.

Encurtei a vida dos pneus em uns 2000 km por conta disso, mas o mais importante é que todo mundo está inteiro.  O maior medo era se um outro carro viesse por trás com mais velocidade, menos freio ou menos distância e nos acertasse em cheio, coisa que evitei causar ao Gol.  Mas felizmente não havia ninguém e tudo não passou de um susto.

Mas, ficam as dicas:

– Mantenham pneus sempre em ordem;

– Verifique sempre o sistema de freio;

– Mantenha sempre a luz de freio funcionando;

– Respeite os limites de velocidade;

E principalmente:

Mantenham distância.  Não façam como o monte de antas que adoram andar colados no carro da frente.  Minha super freada só foi possível, e segura, por que eu mantinha distância do Gol que seguia a minha frente.  Dois segundos, no mínimo.

E vida que segue a bordo do Red 5.

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Red 5 e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

