Já pararam pra pensar na importância dos freios de um carro? Sim, depois do motor é o componente mais importante do carro. Manter os freios em bom estado é algo essencial para salvar a sua vida. Não só os freios. Todos os componentes responsáveis pela parada do carro. Isso inclui principalmente os pneus.
Na segunda, 01/11/2010 saí do trabalho e fui ao Caxias Shopping. Minha, minha irmã e meu sobrinho estavam lá. encontrei com eles, lanchei e fomos subir a serra de Red 5. Na Washington Luiz há uma obra, um pouco mais pra cima, próximo a Reduc. O problema é que houve um acidente antes e na minha frente seguia um Gol cuja luz de freio não estava legal.
O Gol freiou por conta da retenção e eu só consegui afundar o pé no freio até onde dava. Para sorte o sistema de freios do Red 5 está impecável. Freiamos forte, reduzindo de 100 km/h a zero em algo em torno de 20 metros, parando a 30 cm do parachoque do Gol. Ao final da freada as rodas travaram e o Red 5 cantou pneus, soltando a característica fumaça e deixando minha marca no asfalto.
Encurtei a vida dos pneus em uns 2000 km por conta disso, mas o mais importante é que todo mundo está inteiro. O maior medo era se um outro carro viesse por trás com mais velocidade, menos freio ou menos distância e nos acertasse em cheio, coisa que evitei causar ao Gol. Mas felizmente não havia ninguém e tudo não passou de um susto.
Mas, ficam as dicas:
– Mantenham pneus sempre em ordem;
– Verifique sempre o sistema de freio;
– Mantenha sempre a luz de freio funcionando;
– Respeite os limites de velocidade;
E principalmente:
Mantenham distância. Não façam como o monte de antas que adoram andar colados no carro da frente. Minha super freada só foi possível, e segura, por que eu mantinha distância do Gol que seguia a minha frente. Dois segundos, no mínimo.
E vida que segue a bordo do Red 5.