Pista 15

Parece que esta semana finalmente a pista 15 do Galeão foi utilizada para decolagem.  O pessoal do Alojamento não gosta muito desta pista pois as aeronaves decolando por ali acabam sobrevoando o alojamento logo ao deixar a pista fazendo uma barulheira infernal.

Para quem não gosta nem um pouco de aviões como eu, essa rota se tornou divertida.  Acabei por descobrir que a Ilha do Fundão faz parte da rota de aproximação e saída dos dois aeroportos do Rio:  GIG e SDU.  Os controladores devem ter um bom trabalho por ali para controlar todo esse tráfego.

Sobre o alojamento passam todas as aeronaves que decolam da pista 15.  É a pista preferida da FAB, daí a aeronave mais barulhenta a sobrevoar o prédio, aquela que acorda todo mundo ser o KC-137 (Boeing 707 para fins militares), conhecido como “Sucatão”

Mas a coisa mais impressionante que eu já vi foi um dia em que voltava da Escola de Educação Física para lá após um animado jogo de basquete e um Airbus A-330 da TAP decolando desta pista passou a poucos metros do teto do prédio do alojamento.

Já houve até enquete sobre o pior barulho do alojamento, onde os aviões estavam bem cotados.  Passa de tudo por ali.  Desde o Boeing 747 (veja  o vídeo) até caças.  Pessoalmente, os aviões passando por ali não me incomoda.  O que realmente me incomoda é o fato de eu não estar dentro deles, mas sim abaixo.

No trabalho, quando estou do lado de fora do prédio, ouvindo o som, sempre procuro para olhar a aeronave.  É um jogo interessante para mim mesmo de olhar o avião, descobrir o modelo e a companhia aérea e chutar para onde ele está indo.  Agora fiquei bem feliz de ver que os aviões estão novamente decolando da pista 15 e sobrevoando o alojamento.

É bem verdade que o restante dos alojados devem estar bastante irritados com esse barulho, mas quanto a mim, esse sobrevoo me faz apenas ter uma inveja das pessoas que estão dentro deles.

Meus voos até hoje foram decolando pela 10.  Para fazer barulho no  alojamento você precisa decolar pela 15 ou aterrisar pela 33.  Mas ainda terei minha chance de fazer um barulho sobre o alojamento.

N.A. – No Flight simulator já fiz mais barulho que qualquer piloto faria e. inclusive já  acertei o Alojamento no maior estilo Osama)

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Aviação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

