Red 5 aprovado

(Só porque a Roberta comentou)

E então, finalmente não tinha mais o que fazer.  O Red 5 tinha que passar por isso.  Depois de pago o IPVA (uma fortuna por sinal) o Red 5 ainda tem que se submeter a um ritual que todos os carros do estado do RJ precisam passar:  A vistoria anual.

A bem da verdade, o Red 5 já tinha passado por um outro ritual na semana passada.  Ele recebeu a Bênção de São Cristóvão.  Além disso ganhei um chaveiro de São Cristóvão muito maneiro da minha mãe, também abençoado no dia e que já está na chave do Red 5.  A própria chave também está abençoada (o que não falta ao Red 5 agora é a proteção de São Cristóvão).

No outro sábado, agendada a vistoria vamos eu e o Red 5 para o posto do Detran.  Sou praticamente vizinho ao posto.  O chato da vistoria é a fila que você enfrenta.  Munido de notebook e modem 3g fiquei twittando da fila.

Chegando a minha vez, o inspetor sequer quis ver o extintor.  Sabia que estaria dentro da validade pois a validade era de 5 anos (se eu tivesse retirado o extintor ele não saberia). O triângulo ele se contentou em vê-lo na capa de proteção.  O macaco, ficou subentendido que estava abaixo do estepe.  Tudo realmente estava, mas ele não comprovou muito.

Aí, testa sistema elétrico:  limpador, lanternas, faróis… Aí depois a parte mais legal, a medição de gases.  Descobri que o Red 5 está emitindo 0% de CO e 31 ppm de Hidrocarbonetos.  O resto são inocentes CO2 e água.  Ele está apenas contribuindo para o aquecimento global, mas está com combustão excelente.  Como recompensa ganhou uma lavagem e encerada.

Com as Bençãos de Santo Albino conseguiria dizer a vocês todas as quantidades emitidas de todos os gases pelo Red 5, mas não estou com muita paciência de fazer isso agora.  É muita conta, acreditem.

Resultado, o Red 5 foi medido, avaliado, abençoado, encerado e foi considerado totalmente apto a rodar por mais um ano.  Não preciso ter medo das blitz.

Quanto a vistoria, eu até concordaria se ela fosse efetiva para retirar as sucatas que rodam pela cidade. Indo para lá vi um Chevette caindo aos pedaços. Isso oferece um risco imenso nas ruas e estradas e não saem de circulação.  Se o Detran intensificasse a fiscalização e isso funcionasse, não me incomodaria da vistoria.  Mas como não funciona…

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Red 5 e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s