Jogatina

Ellen Roche de Lara Croft. Vocês sabiam que ela já foi a personagem?

[Se está aqui por causa da Ellen Roche, Clique aqui]

Um post cotidiano.  Há muito vinha tentando juntar o pessoal para uma revanche de jogos de tabuleiro.  Começou assim:  No aniversário da Fabi do ano passado, no grande clima de fim de noite, a graça foi rir do Jonas dormindo chapado e jogar esses jogos.

Jogando Perfil, formei uma dupla imbatível.  Esse é um jogo para quem é antenado, curioso, esperto, culto e “com bagagem”.  Não serve muito para pessoas fúteis.  Formei dupla com a Lorene, que preenche todos os requisitos acima.  Nos tornamos imediatamente favoritos, uma vez que dizem eles eu também preencho esses requisitos.

E, realmente, não deu outra.  Avançávamos como se o peão do jogo tivesse uma turbina.  Mas no meio do jogo alguém virou a mesa.  Nem lembro quem.  Tenho que confessar que isso me irrita bastante, mesmo que seja uma brincadeira. Quem vira a mesa, quem enche o saco, quem quando começa o filme fica pedindo pra trocar, essas coisas.  Sou partidário do “Se não aguenta, por que veio?”

E mais ainda, sou competitivo.  Não gosto de perder nem em par ou ímpar. Mas não sou um mal perdedor, mas odeio trapaça.  Isso é inaceitável.  Eu considero a trapaça um desvio de caráter, uma falta de honra, que é uma das virtudes que mais considero.  Quando ela acontece, mesmo em brincadeira, onde nada vale, não quer dizer que a pessoa que fez seja um mal sujeito, mas diz que, no mínimo, os valores dele são diferentes do meu.

Obviamente tenho minha parcela de culpa, não deveria dar tanta importância a isso, mas lembre-se sou competitivo. Só entro em um jogo se achar que tiver capacidade para ganhar.  Não ligo de perder, contanto que seja honrado.  Mesmo em brincadeira.

Mas, voltando a vaca fria.  Essa virada de mesa nos enervou e eu passei todo esse ano conversando com a Lorene pelo Msn (porque ela é a pessoa que eu vejo uma vez por ano e só) combinando a nossa revanche.  Finalmente conseguimos. Deveria ter sido no aniversário da Fabi deste ano, mas eu estava em BH na ocasião.  Daí, tinha que marcar isso para outra data.  Foi a Lorene quem fez o trabalho, e marcou para esse fim de semana na casa dela.

Bem, a casa dela é um espetáculo.  Pela segurança dela vou poupar os detalhes mas, digamos que é a casa que eu quero ter quando eu crescer.  Destaque para a mesa de sinuca.  Depois daquela casa, beber Heineken e andar de avião é coisa normal.  Bem, como a Lorene é leitora, vou deixar a cargo dela se o post mantém isso ou não (Se te incomodar, basta falar que eu tiro).

Bem, como o que nós queríamos era uma revanche, tínhamos que chamar todos os que estavam por lá participando do jogo.  E não é que todos foram (que eu me lembre).  Mas antes, acho que joguei de tudo.  Joguei sinuca em uma mesa excepcional (que uns jogadores, digamos, menos experientes quase rasgaram o pano) e até ganhei.  Me saio melhor na sinuca de cavalheiros, e gosto mais dela do que o famoso mata-mata de bar.

Joguei Poker e Sueca também.  Além de Can can, que é só um mal mal com um baralho diferente.  Tal como é o Uno (o jogo, não o carro).  Mas não estava no meu dia de sorte.  E também que, para baralho, é preciso um certo nível de silêncio, coisa que não estava tão fácil de se conseguir (curiosamente não por culpa das mulheres).  Faltava sorte e ganhei muito pouco em todos os jogos (na verdade, só a sueca me trouxe alguma alegria).  Mas pelo menos acho que a Lorene sai sabendo um pouco mais de sueca.

Alguns detalhes:  Eu era o mais velho da turma disparado, e ainda por cima o cachaceiro.  Tanto que eu que era o responsável por levar a cerveja.  Mas não incomoda. Não faltou comida e bebida.  Só minha sorte é que deixou de comparecer.

finalmente vamos a nossa revanche de Perfil.  Todos temiam a nossa dupla.  Queriam jogar todos contra a gente.  Me senti o favorito do jogo (mais em parte pela Lorene do que por mim mas…).  Finalmente convencemos eles de que não éramos esses bichos papões.  E vamos ao jogo.

A ação se desenrola normalmente, perdemos a vez na primeira, isso é normal, quem jogava depois da gente também perdeu a vez, e eu brilhei acertando o ano por conta de ser o ano em Ayrton Senna ganhou o primeiro GP do Brasil da carreira (1991).  Pronto, estávamos encaminhados.  Mas, ele, o azar, apareceu.

Próxima rodada, perdemos a vez.  A pergunta que fazemos é fácil. Na outra acertamos com algum ganho.  Depois, mais um “perca a sua vez”.  E então vem a chance de recuperação.  Era uma pessoa.  Pedimos a dica, logo a primeira dizia:  “Encarnei a Lara Croft no trailer promocional de Tom Raider”

Era a chance.  19 casas de uma vez só, a recuperação, fomos quase ao mesmo tempo:  Angelina Jolie.  Não era.  Ellen Roche era a resposta.  Onde eu ia saber que a Ellen Roche já foi a Lara?  E olha que sou um fã da Lara, adoro os jogos.  A resposta óbvia era a Jolie.  Quebramos a cara juntos.  Ao menos não fui o responsável sozinho por afundar a dupla.  Erramos juntos.

O resultado foi que nós, a dupla bam bam bam, os favoritos, os dois a serem batidos, a dupla mais sinistra já feita com duas pessoas ficou…  Em último lugar.  Ainda bem que ninguém percebeu isso e só nós mesmos nos zuamos.

O programa do fim da noite acabou sendo assistir a “alguém na casa branca” (esqueci o nome do seriado).  Impressionante que em 200 e tantos canais o mais legal que estava passando era isso.  Mas na madrugada, queria o que?

No fim das contas, foi bem divertido a noite.  Um divertimento saudável, engraçado, permitiu boas risadas e até algum aprendizado.  Ou quem diria que há filosofia escondida num jogo de sueca?

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Causos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Jogatina

  1. Pingback: Ellen Roche | Blog do Fernando

  2. Pingback: 2000 | Blog do Fernando

  3. Pingback: 3000 | Blog do Fernando

  4. Pingback: 4000 | Blog do Fernando

  5. Pingback: 5000 | Blog do Fernando

  6. Pingback: 8000 | Blog do Fernando

  7. Pingback: 12000 | Blog do Fernando

  8. Pingback: 15000 | Blog do Fernando

Deixe um comentário

