A Copa do mundo (Visão racional)

Certo, depois de todo aquela rasgação de seda em torno de um evento planetário sem iguais, vamos por as cartas na mesa e analisarmos friamente como está indo essa copa do mundo:

 A copa está uma merda.  Já se passou praticamente toda a primeira rodada e não tivemos um jogo daqueles memoráveis.  Já perdemos 14 oportunidades de vermos os jogos memoráveis que marcam as copas do mundo.  Ainda não despontou nenhuma seleção arrebentando tudo, dizendo ao que veio.  Parece que o nível do futebol desta copa está medíocre.  Passa longe do que há de melhor no futebol mundial.  Os melhores jogadores estão lá, mas parece que eles não querem jogar.

 As grandes seleções estrearam todas.  Todos os campeões do mundo já estrearam e não fizeram absolutamente nada.  Apenas podemos salvar a Alemanha que sapecou 4X0 na Austrália com autoridade e com a vontade de jogar que todos nós queremos ver.  Ajuda o fato de ser um time de garotos dispostos a escrever seus nomes na história mesclado a veteranos que querem mostrar que não são uma geração de derrotados que jogavam bem.  Os demais campeões do clube estrearam terrivelmente.

 Entre os favoritos ao caneco, a Holanda também fez uma estréia decente.  A Dinamarca não é flor que se cheire, mesmo não sendo grande coisa no futebol atualmente, tem aquela coisa de tradição que impõe um respeito.  E nunca é bom brincar com um Viking.  A Espanha vem amanhã, portanto vamos ver do que eles são capazes.  Se vieram para ganhar dessa vez ou se vão jogar como nunca e perder como sempre.

 De resto, estamos tendo jogos horríveis.  A França que é a Argentina da Europa em termos de marra (mas não chega nem perto em futebol) conseguiu apenas um empate com um Uruguai de dar dó ao Gighia.  Os africanos, pela primeira vez na casa deles parece não estar se aproveitando muito disso. Honrosa exceção aos donos da casa mesmo.

 Mesmo empatando, aquele time da África do Sul é bastante simpático. Não tem como não torcer por eles.  Ao ver a dancinha deles entrando para o aquecimento me lembrou na hora o filme “Duelo de Titãs” (Remember the Titans) em que os jogadores do time a que se refere o filme também entravam para o aquecimento pré-jogo com uma dancinha.  Curiosamente tanto o filme quanto quando se fala da África do Sul a temática é a mesma:  Racismo.  A África do Sul já está eleita como o time que todos nós acabaremos por torcer mesmo sabendo que será eliminado muito em breve.  Mas se eles passarem às oitavas eliminando a França, aí passamos a torcer por eles tanto quanto pelo Brasil.

 Os demais jogos não trouxeram nada de especial.  São horas de futebol desperdiçadas.  Só os alemães brilharam um pouco.  Já tenho medo de que esta copa seja tão boa quanto a copa de 90.  Os africanos não mereciam isso.  Tomara que os jogos melhorem.  Ainda temos os holandeses, os brasileiros, os ingleses, os argentinos, todos ainda precisam acordar se tocarem de que estão em uma copa do mundo.  A segunda rodada vem aí para isso.

Anúncios

Sobre Fernando Vieira

Engenheiro Mecânico. Trabalha no Rio mas mora em Petrópolis. Fez esse blog, pra comentar sobre tudo um pouco mesmo sem entender de nada.
Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s